
O Brasil fez sua estreia no basquete masculino 3x3 em cadeira de rodas nos Jogos Mundiais Universitários e acabou sendo derrotado, nos dois jogos que disputou neste sexta-feira (18), na prorrogação.
A seleção está no Grupo A e em seu primeiro confronto encarou o Japão e acabou superada por 8 a 6, após empate em 6 a 6, no tempo regulamentar de 10 minutos.
Os japoneses lideraram o marcador até sete segundos do final, quando João Matheus empatou para o time brasileiro.
No tempo extra, Masato Watanabe, cestinha da partida com quatro pontos definiu. No Brasil, João Matheus também anotou quatro pontos.
Empate cedido no último segundo
Uma hora depois, a seleção voltou à quadra para enfrentar os Estados Unidos e novamente fez um jogo equilibrado.
O Brasil liderou até o último segundo, quando Matrell Stevens empatou em 10 a 10. Na prorrogação, o cestinha estadunidense com oito pontos, também fez a cesta que definiu a partida.
Com seis pontos, João Matheus voltou a ser o principal jogador da equipe brasileira em Bochum, na Alemanha, sede do torneio.
Regulamento
Apesar de ter perdido os dois confrontos, o Brasil está classificado para as quartas de final, onde vai encarar a Grã-Bretanha, segunda do Grupo B.
De acordo com o regulamento, os vencedores de chave avançam para as semifinais e os segundos e terceiros se confrontam nas quartas.
A partida contra a Grã-Bretanha, que venceu duas e perdeu uma partida em seu grupo, está programada para o sábado (19), às 13h35 (de Brasília).
Jogos Mundiais Universitários

Os Jogos Mundiais Universitários são um dos eventos multiesportivos mais tradicionais do mundo. Organizada pela Federação Internacional de Esportes Universitários (FISU), a competição, conhecida também como Universíade, foi realizada pela primeira vez em 1959 e reúne estudantes de dezenas de países.
As cidades de Bochum, Duisburgo, Essen, Hagen, Mulheim an der Ruhr e Berlim, na Alemanha, são as sedes das disputas desta edição.
O Brasil está representado por uma delegação formada por estudantes-atletas de alto rendimento e profissionais técnicos que atuam em diferentes regiões do país. Ao todo, o Time UBrasil contará com representantes em 13 modalidades olímpicas e paralímpicas.
Os atletas devem ter nascido entre 1º de janeiro de 2000 e 31 de dezembro de 2007 e estarem regularmente matriculados em uma Instituição de Ensino Superior.


