
A Justiça condenou à prisão o ex-presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais Jorge Ivo Amaral da Silva pelo crime de apropriação indébita. Em decisão na última semana, ele foi considerado culpado por desviar dinheiro da entidade entre os anos de 2015 e 2020. Além de cumprir a punição em regime semiaberto, terá de devolver cerca de R$ 5,1 milhões. Cabe recurso da decisão.
A investigação batizada de Sindicasta, conduzida pelo Ministério Público Estadual, apurou que Ivo teria desviado mais de R$ 8 milhões. O dinheiro deveria ser repassado aos jogadores de futebol profissional pelo "direito de arena", que têm origem no pagamento feito aos clubes pelas emissoras de TV pela transmissão dos campeonatos.
Foram mais de 500 transferências bancárias de até R$ 70 mil repassadas à empresa do ex-presidente. Outra parte, equivalente a R$ 2,3 milhões, teria sido transferida para um Sindicato de Atletas Profissionais de Porto Alegre, presidido por Jorge Ivo Amaral da Silva, que pagava um salário a si próprio. Essa entidade não tinha qualquer funcionário nem apresentava atividades econômicas a não ser os próprios repasses e pagamentos ao antigo presidente.
Ivo foi goleiro do Grêmio nos anos 1970 e 1980. Fora do futebol, também atuou como auditor do STJD e era integrante da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol Fenapaf. Em 2022, o MP pediu que ele fosse afastado de qualquer atividade ligada a sindicatos e ao esporte, o que não foi aceito.
Segundo a sentença da 1ª Vara de Estadual de Processo e Julgamento dos Crimes de Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro, Ivo devolveu R$ 3,238 milhões do total desviado. Ele foi absolvido do crime de lavagem de dinheiro. O MP vai recorrer da decisão. A Promotoria pedirá a condenação pela lavagem de dinheiro.
A defesa de Ivo também recorrerá. Segundo seu advogado, Lúcio de Constantino, a "acusação foi muito agressiva ao falar em lavagem de dinheiro e apropriação indébita".
— Já o absolvemos da acusação de lavagem de dinheiro e agora vamos para o recurso da apropriação indébita. Ivo está muito tranquilo e lamenta o que foi exposto ante a sentença.
O presidente do Sindicato dos Atletas, Gabriel Schacht, considerou importante o primeiro desfecho:
— Foi um ato lamentável e que se arrastou por muito tempo. Mas enfim a Justiça foi feita, ao menos parcialmente, ao obrigar o ressarcimento. Foi um prejuízo muito grande à categoria. Espero que seja banido de qualquer cargo ligado ao futebol.



