O Fluminense disputa uma vaga na final do Mundial de Clubes com o Chelsea na terça-feira (8). Será o primeiro confronto entre as equipes, mas a história conecta os dois clubes de outra forma: pelo menos sete jogadores já vestiram as cores do Tricolor Carioca e dos Blues. Veja a lista abaixo.
Deco

O talentoso meio-campista luso-brasileiro teve uma carreira brilhante na Europa antes de encerrar sua trajetória no Fluminense. Pelo Chelsea, atuou entre 2008 e 2010, conquistando a Premier League e a Copa da Inglaterra. Em 2010, retornou ao Brasil para defender o time carioca, onde se tornou bicampeão brasileiro.
Belletti
Formado na base do Cruzeiro, Belletti chamou atenção do futebol brasileiro vestindo a camisa do São Paulo entre o final dos anos 90 e o início dos anos 2000. Se transferiu à Europa em 2002, onde vestiu as cores do Villarreal e do Barcelona, onde foi campeão da Champions e vice do Mundial de 2006, antes de rumar ao Chelsea, em 2007. Pelos Blues, acumulou 72 jogos, cinco gols e duas assistências. Encerrou sua carreira no Fluminense, integrando o elenco campeão brasileiro em 2010.
Thiago Silva

Capitão do Fluminense, o zagueiro encerrou sua passagem na Europa justamente no Chelsea e é o nome mais emblemático da lista. Cria das Laranjeiras, Thiago Silva atuou por Milan e PSG antes de migrar para o clube inglês. Pelo time londrino, foi campeão da Champions League 2020/21 e atuou por quatro temporadas: 156 jogos, nove gols e quatro assistências.
Nathan Pescador

Atualmente no Grêmio, sendo um dos principais alvos de críticas da torcida, Nathan Pescador chegou ao Chelsea como uma grande promessa brasileira em 2015, com a reputação de ser um meia-atacante com faro de gol e ritmo impressionante. Não vingou, acumulou empréstimos e sequer jogou por lá. Em 2022, emprestado pelo Galo, somou 38 jogos e três gols pelo Flu.
Wallace
Outro que passou pelo Grêmio também sob críticas e não vingou no Chelsea foi o lateral Wallace Oliveira. Lançado ao futebol pelo Fluminense, o atleta foi vendido ao clube inglês em 2013 e ficou até 2018, mas sequer atuou em jogos oficiais por lá e passou por uma série empréstimos.
Kenedy
O atacante integrou as categorias de base do Fluminense e estreou no profissional em partida contra o Grêmio, em 2013. Foi campeão Sul-Americano Sub-15 em 2011, temporada na qual marcou 17 gols em 22 jogos. Em 2015, Kenedy foi vendido para o Chelsea, ao qual pertenceu por sete anos. No entanto, pouco atuou pelo clube.
João Pedro
João Pedro estreou pelo Chelsea em grande estilo. A primeira partida do atacante pelo clube londrino foi na vitória contra o Palmeiras nesta sexta-feira (4), nas quartas de final do Mundial de Clubes. O jogador está na Inglaterra desde 2019, com temporadas de grandes atuações no Watford e no Brighton. Antes, atuou no sub-17 e na equipe principal do Fluminense, somando 72 partidas e 39 gols.