
A seleção brasileira feminina de basquete está nas semifinais da Copa América, que acontece em Santiago, no Chile. Nesta sexta-feira (4), o time dirigido por Pokey Chatman derrotou o México, por 84 a 61, e aguarda o vencedor do confronto entre Porto Rico e Argentina.
Esta foi a quinta vitória do Brasil, em cinco jogos, no torneio que irá classificar o campeão para a Copa do Mundo de 2026 e dará cinco vagas para o torneio Pré-Mundial.
O time brasileiro não teve muitas dificuldades diante da seleção mexicana e isso proporcionou o rodízio de todo o grupo. Das 12 atletas, nove delas acabaram pontuando.
As duas grandes estrelas do Brasil, que atuam em equipes da WNBA, foram as principais cestinhas. A ala-pivô Damiris terminou com 24 pontos, seis rebotes e quatro assistências. Já a pivô Kamilla Cardoso fez 22 e apanhou 16 rebotes, enquanto a armadora Bella Nascimento marcou 13 e deu três assistências.
EUA e Canadá disputam uma semifinal

O Brasil não é o único com 100% de aproveitamento. Os Estados Unidos, que levaram ao torneio uma equipe sub-23, formada por jogadoras universitárias (NCAA), venceu seus cinco jogos.
Nesta sexta, a equipe estadunidense venceu a República Dominicana por 110 a 44, com seis jogadoras anotando 10 ou mais pontos.
Flau’jae Johnson liderou os Estados Unidos com 22 pontos. A armadora da universidade de Louisiana ainda pegou sete rebotes.
O adversário dos EUA na semifinal será o Canadá, que venceu a Colômbia, por 73 a 49, com Shay Colley e Yvonne Ejim marcando seis pontos, cada.