
A tenista tcheca Markéta Vondroušová se classificou para sua primeira final desde que foi campeã de Wimbledon há dois anos, ao derrotar neste sábado (21) a bielorrussa Aryna Sabalenka, número 1 do mundo, na semifinal do WTA 500 de Berlim.
Atualmente na 164ª posição do ranking feminino, Vondroušová fechou o jogo em 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4, em uma hora e 21 minutos.
Sua adversária na final será a chinesa Wang Xinyu (49ª), que na outra semifinal bateu a russa Liudmila Samsonova (20ª), também em dois sets (6/4 e 6/1).
O jogo

Vondroušová foi superior a Sabalenka, que não conseguiu encaixar seu primeiro serviço no primeiro set (43%).
A tcheca quebrou o saque da número 1 do mundo duas vezes e fechou a primeira parcial em 36 minutos.
O segundo set começou com Sabalenka abrindo 2-0, mas Vondroušová reagiu rapidamente e o equilíbrio se manteve até o nono game, quando a tcheca conseguiu mais uma quebra para abrir a vantagem que precisava para selar a vitória com seu serviço.
Esta foi a primeira derrota de Sabalenka em oito semifinais disputadas em 2025. A bielorrussa jogou sete finais este ano, com três títulos em quatro derrotas, a última em Roland Garros, contra a estadunidense Coco Gauff.
Número 6 do mundo em 1º de julho de 2024, Vondroušová perdeu a segunda metade daquela temporada e grande parte da primeira metade de 2025 devido a uma lesão no ombro esquerdo, que a fez cair para a 164ª posição 12 meses depois.
* AFP