
Estreante em mundiais, a paranaense Shirlen Nascimento, 25 anos, que defende o Sesi-SP, conquistou a medalha de bronze na categoria leve (até 57 kg) do Campeonato Mundial de Judô, que ocorre em Budapeste, na Hungria.
Esta foi a 56ª medalha do Brasil na história da competição, a 34ª de bronze. A conta ainda irá subir para 57, assim que o gaúcho Daniel Cargnin disputar a decisão do leve (até 73 kg) masculino contra o francês Joan-Benjamin Gaba, vice-campeão olímpico em Paris-2024.
Neste domingo (15), Shirlen surpreendeu ao vencer a sul-coreana Mimi Huh, quinta do ranking, na estreia, com um waza-ari.
Na segunda luta, ela eliminou Yu-Chieh Yang, de Taipé, também com waza-ari e chegou às quartas de final, onde perdeu por ippon para a japonesa Momo Tamaoki, 11ª do mundo.
Com a derrota, a brasileira foi para a repescagem, onde venceu a sérvia Marica Perisic, com um ippon a seis segundos do final e se habilitou a disputar o bronze contra Maysa Pardayeva, do Turcomenistão, que foi derrotada por waza-ari com 13 segundos de golden score.