
Jobe Bellingham, de 19 anos, estreou nesta terça-feira (17) no Borussia Dortmund. A estreia foi diante do Fluminense, pela primeira rodada do Mundial de Clubes, em que as equipes ficaram no 0 a 0.
O meia-atacante chama atenção não apenas pelo sobrenome, mas também por estar na mesma equipe em que o irmão, Jude, ganhou notoriedade no futebol.
Anunciado pela equipe alemã na última terça-feira (10), Jobe Bellingham deixou o Sunderland, da Inglaterra, após duas temporadas. Seu contrato com o Dortmund vai até 2030 — para sua contratação, o clube desembolsou 30,5 milhões de euros (cerca de R$ 195 milhões pela cotação atual).
Jovem promessa
Nascido em 23 de setembro de 2005, Jobe é considerado uma das grandes promessas do futebol inglês e até mundial. Atuando principalmente como meia, mas com a versatilidade de jogar também como atacante, se notabilizou na segunda divisão da Inglaterra.
Assim como o irmão, foi formado nas categorias do Birmingham. Aos 16 anos e 107 dias, ele se tornou o segundo estreante mais jovem do clube (atrás apenas de seu irmão, que tinha 15 anos quando jogou entre os profissionais pela primeira vez).
Por lá, foram apenas 26 partidas. Prontamente o jogador destro e de 1,91m de altura chamou atenção do Sunderland, que o contratou por 5 milhões de euros. Nos Black Cats, ganhou mais minutos em campo: em duas temporadas, somou 11 gols e 4 assistências em 90 jogos.
Na última temporada europeia, foi um dos destaques da campanha que levou o Sunderland de volta à Premier League após oito anos. A equipe conseguiu a vaga na primeira divisão do país ao vencer os Playoffs da Championship, sobre o Sheffield United.
Futuro empolga
Jobe Bellingham ainda não jogou pela sua seleção principal, apenas pelas categorias inferiores. Porém, pelo seu potencial, é provável que seja convocado pela Inglaterra num futuro próximo.
A chegada de Jobe ao Signal Iduna Park inevitavelmente trará comparações com seu irmão mais velho, Jude, que se tornou um ícone no Dortmund antes de se transferir para o Real Madrid. No entanto, ele já garantiu que buscará trilhar seu próprio caminho, demonstrando maturidade e talento para consolidar seu nome no cenário do futebol europeu.