
Em sua quarta participação em Mundiais, o Palmeiras segue sem vencer europeus. O time de Abel Ferreira não superou o Porto neste domingo (15), em jogo válido pelo Grupo A. Mesmo que uma extensa mancha verde tenha se espalhado pelo MetLife Stadium, em Nova Jersey, dando ares de um jogo em casa, os palmeirense não passaram do 0 a 0.
A segunda rodada do Grupo A do Mundial ocorre na quinta-feira (19). O Palmeiras enfrenta o Al Ahly, às 13h. Na sequência, às 16h, o Porto encara Messi e o Inter Miami. Os quatro times somam um ponto.
Três grandes chances
O Palmeiras esteve a centímetros de ir para o intervalo em vantagem. Nos acréscimos, foram três chance de gol na mesma jogada. Os chutes de Estêvão e o do ex-colorado Mauricio encontraram o goleiro Cláudio Ramos. O segundo rebote caiu nos pés de Richard Ríos. Com Ramos deslocado, o volante arrematou, mas com uma faixa de gajos sobre a linha do gol apareceu um pé para afastar.
Instantes antes da tríplice oportunidade, Estevão viu seu chute esbarrar na defesa após jogada em velocidade. As oportunidades nos minutos finais foram uma tradução do maior volume de jogo palmeirense, muito como consequência na marcação apertada. O problema recaiu nas finalizações.
Os portugueses rondaram menos a área brasileira, mas foram mais verticais. Weverton apareceu três vezes. Logo no primeiro ataque da partida, saiu do gol para salvar chute de João Mário. Quando a sua defesa errou na saída de jogo, ressurgiu em arremate da revelação Rodrigo Mora, aos 13. Para fechar, aos 31, Samu passou por dois defensores, mas não ultrapassou o goleiro palmeirense.
Roteiro se repete
A dinâmica do segundo tempo foi um xerox do que se viveu nos 45 minutos iniciais. Logo no início, Weverton precisou trabalhar. Chute de Vieira no canto encontrou a mão do goleiro palmeirense. O Porto seguiu mais vertical.
A incisividade pagou o seu preço. Em fim de temporada, o fôlego dos portugueses diminuiu bastante nos 15 minutos finais. O Palmeiras colocou sangue novo do time e as melhores oportunidades surgiram.
Foram duas. Ambas pelo alto. A primeira com Flaco López. A segunda com o zagueiro Murilo. Esta mais uma vez ficou a centímetros de entrar. Agora, a bola encontrou a trave. E o Palmeiras segue sem vencer europeus em Mundiais.
Veja a análise do técnico
Abel Ferreira após a partida
Mundial de Clubes
1ª rodada - 15/6/2025
PALMEIRAS (0)
Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Anibal Moreno, Richard Ríos (Luas Evangelista) e Felipe Anderson (Paulinho, 19'/2ºT); Estêvão (Raphael Veiga, 19'/2ºT), Mauricio (Allan, 19'/2ºT) e Vitor Roque (Flaco López, 31'/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.
PORTO (0)
Cláudio Ramos; Marcano, Zé Pedro e Martim Fernandes; João Mário (Pérez, 31'/2ºT), Gabri Veiga (Pepê, 21'/2ºT), Varela (Thomás Pérez 36'/2ºT) e Francisco Moura; Fábio Vieira (André Franco, 36'/2ºT), Rodrigo Mora (Eustáquio, 31'/2ºT) e Samu.
Técnico: Martin Anselmi.
CARTÕES AMARELOS: Felipe Anderson, Gómez, Abel Ferreira (PAL); Martim Fernandes (POR)
ARBITRAGEM: Said Martínez, (Honduras), auxiliado por Christian Ramirez (Honduras) e Wálter López (Guatemala). VAR: Tatiana Guzman (Nicaragua)
PÚBLICO: 46.275
LOCAL: Metlife Stadium, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.