
O Lyon, tradicional clube francês que pertence ao empresário americano John Textor, foi rebaixado à Segunda Divisão do Campeonato Francês por conta de uma grave crise financeira.
A decisão foi oficializada nesta terça-feira (24) pela Direção Nacional de Controle e Gestão (DNCG), órgão ligado à Liga de Futebol Profissional da França (LFP), responsável pela organização da competição.
O DNCG avaliou que o Lyon não terá condições de cumprir com suas obrigações financeiras durante a próxima temporada europeia, que começa em agosto.
Segundo o órgão, as finanças do clube se deterioraram nas últimas temporadas, comprometendo a sustentabilidade da equipe na elite do futebol francês.
Rebaixamento já havia sido anunciado
O rebaixamento já havia sido anunciado em novembro do ano passado, mas ainda precisava ser confirmado após análise da situação financeira do clube.

O Lyon foi representado na audiência desta terça-feira (24) por John Textor, também dono da SAF do Botafogo, e pelo diretor de futebol Mickael Gerlinger, de acordo com o jornal francês L’Équipe.
Dívida bilionária
A dívida estimada do clube gira em torno de 175 milhões de euros, o equivalente a aproximadamente R$ 1,1 bilhão. Apesar da decisão, o Lyon ainda poderá apresentar recurso para tentar reverter a queda.
Antes da audiência, Textor demonstrou otimismo em entrevista à imprensa francesa.
— Fizemos uma série de investimentos nas últimas semanas — declarou o empresário.
A equipe já foi campeã sete vezes do Campeonato Francês e tem o brasileiro Juninho Pernambucano como um dos seus principais ídolos.