
Após cinco rodadas, a Divisão de Acesso já começa a mostrar equipes candidatas ao acesso, movimentações nas casamatas e alguns jogadores que se destacam. A competição vale vaga no Gauchão 2026 aos dois finalistas. Além disso, o último colocado será rebaixado para a Terceirona Gaúcha.
De momento, o Inter-SM é o líder do campeonato e ainda não perdeu, assim como o Passo Fundo, que está na oitava colocação. Na lanterna, o estreante, Real SC, de Tramandaí, ainda não somou pontos. Vale destacar que o campeonato deveria ter 16 equipes, mas o Futebol Com Vida desistiu antes do começo.
Após jogos entre todas as equipes, em turno único, as oito melhores campanhas avançam às quartas de final. No mata-mata, os confrontos serão decididos em jogos de ida e volta, com o segundo jogo sendo disputado no mando da equipe que tiver a melhor campanha na fase inicial.
Quem começou bem?
Após bater na trave em 2024, quando perdeu a semifinal da Divisão de Acesso e a vaga no Gauchão para o Pelotas, o Inter-SM lidera a competição, com 11 pontos. Em cinco jogos, são três vitórias e dois empates, com oito gols marcados (melhor ataque) e três sofridos.
Mesmo assim, o melhor aproveitamento da Divisão de Acesso é do Bagé, terceiro colocado, com nove pontos. Com um jogo a menos, tem três vitórias e uma derrota. Apesar de apenas três gols marcados, o time sofreu apenas um, tendo a melhor defesa.
A principal surpresa positiva é o Gramadense, recém promovido da Terceirona, que está em quinto com oito pontos. O time vem de duas vitórias consecutivas e seis gols marcados em ambos os jogos. Na última rodada, superou o Aimoré, que liderava a Divisão de Acesso.
Dança dos treinadores

Poucos jogos não são justificativas para impedir a demissão de treinadores no começo de competições. Na Divisão de Acesso deste ano, duas equipes já se movimentaram desde o início.
Após a quarta rodada, o Esportivo demitiu Alê Menezes e trouxe Márcio Nunes, que estava sem clube desde que deixou o Guarany de Bagé, em maio. Na estreia com o novo treinador, o Esportivo conquistou a primeira vitória e deixou as últimas colocações.
Já na última rodada, o Glória demitiu Leandro Machado, que somou apenas três pontos em cinco jogos. Para o lugar, Júlio César Nunes foi anunciado. Ele comandou o Leão da Serra, em 2019, quando o time deixou o acesso escapar nas semifinais.
Vale destacar que o Veranópolis demitiu o técnico Mário Roberto antes da competição iniciar. Gelson Conte foi contratado e segue no clube.
Artilharia empatada
Depois de cinco rodadas, três jogadores dividem a artilharia com três gols marcados. São eles: Giovanni, do Brasil de Farroupilha, Gustavo, do Novo Hamburgo, e Vinicius, do Passo Fundo.
Próxima rodada
Quarta-feira (11)
- 15h - Gaúcho x Gramadense
- 19h - Aimoré x Real SC
- 19h - Veranópolis x Novo Hamburgo
- 19h30min - Inter-SM x Glória
- 19h30min - Bagé x Esportivo
- 20h - Lajeadense x Santa Cruz
Quinta-feira (12)
- 19h30min - Brasil de Farroupilha x Passo Fundo
Classificação
- Inter-SM - 11 pontos (5 jogos)
- Aimoré - 10 pontos (5 jogos)
- Bagé - 9 pontos (4 jogos)
- Brasil de Farroupilha - 9 pontos (5 jogos)
- Gramadense - 8 pontos (5 jogos)
- Lajeadense - 8 pontos (5 jogos)
- Novo Hamburgo - 6 pontos (4 jogos)
- Passo Fundo - 6 pontos (4 jogos)
- Veranópolis - 6 pontos (5 jogos)
- Santa Cruz - 5 pontos (4 jogos)
- Gaúcho - 4 pontos (4 jogos)
- Esportivo - 4 pontos (5 jogos)
- União Frederiquense - 4 pontos (5 jogos)
- Glória - 3 pontos (5 jogos)
- Real SC - 0 ponto (5 jogos)
*Em função de a competição ser disputada por um número ímpar de equipes, um time folga por rodada.