
O tenista brasileiro João Fonseca não deu sorte no sorteio, realizado neste sábado, e enfrentará logo de cara o italiano Fabio Cobolli, número 25 do mundo, em sua estreia no torneio de simples do ATP 500 de Halle, na Alemanha, na próxima semana. O vencedor do confronto vai encarar o francês Ugo Humbert, 20º do ranking da ATP, ou o canadense Denis Shapovalov, o 30º.
Em 2024, o carioca recebeu um wild card para a chave principal em Halle, mas foi derrotado na estreia para o australiano James Duckworth por duplo 6/4. A competição na grama, que vai de segunda-feira (16) até domingo (22), é preparatória para Wimbledon, terceiro Grand Slam da temporada, que começa no próximo dia 30.
Número 1 do mundo, o italiano Jannik Sinner é o favorito no torneio alemão, apesar da concorrência do anfitrião Alexander Zverev, terceiro do ranking.
Além de disputar a chave de simples no torneio alemão, João Fonseca irá jogar também a chave de duplas, da qual está afastado há mais de um ano.
Desta vez, o carioca atuará ao lado do grego Petros Tsitsipas, irmão mais novo de Stefanos Tsitsipas. João, que atualmente tem sua melhor posição nas simples, 57º lugar, não figura na classificação de duplas pelo longo período ausente dos torneios. Petros é o 176º colocado nas duplas - chegou a ocupar o 72º posto em 2024.
João Fonseca e Petros Tsitsipas vão estrear contra uma dupla vinda do qualificatório, mas poderão enfrentar os russos Daniil Medvedev e Andrey Rublev ou os franceses Sadio Doumbia e Fabien Reboul, cabeças de chave número 4, caso avancem às quartas de final na Alemanha.
Outro brasileiro da disputa das duplas é Marcelo Melo, que jogará ao lado de Alexander Zverev, mas enfrentará os italianos Simone Bolelli e Andrea Vavassori, favoritos ao título, logo na primeira rodada.