
Os brasileiros Hugo Calderano e Bruna Takahashi estão classificados para a final de duplas mistas do WTT Star Contender Ljubljana, na Eslovênia.
Nesta sexta-feira (20), eles venceram dois confrontos para garantir a classificação para a primeira decisão da parceria no circuito mundial.
Calderano e Takahashi passaram a jogar juntos na temporada passada, logo após tornarem público o namoro entre eles, e estão em 21º lugar na classificação da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).
A parceria "Calderashi", como os dois mesatenistas passaram a ser chamados, iniciou a sexta derrotando os alemães Wim Verdonschot e Franziska Schreinet. Eles bateram a dupla por 3 a 0 (11/7, 12/10 e 11/8), em apenas 23 minutos de partida.
Já nas semifinais, eles superaram Kwan To Yiu e Wing Lam Ng, de Hong Kong, por 3 a 2 (11/9, 11/4, 6/11, 6/11 e 11/6), em 37 minutos de partida, e garantiram a vaga na decisão, que acontecerá no domingo (22).
O casal do tênis de mesa brasileiro irá enfrentar na decisão os sul-coreanos Jong-hoon Lim e Shin Yubin, cabeças de chave 1 do torneio, que eliminaram os compatriotas Dae-seong Cho e Cheon-hui Joo por 3 a 0 (11/7, 11/6 e 11/5).
Simples
Hugo Calderano e Bruna Takahashi também jogarão as chaves de simples em Ljubljana.
Número 3 do ranking, Hugo é o principal cabeça de chave e vai estrear na segunda rodada. Seu adversário, ainda nesta sexta, será o francês Flavien Coton. O jogo está programado para começar às 14h55 (de Brasília).
Bruna é a sétima favorita e também só jogará a partir da segunda fase, contra a chinesa Suhan Fan. A partida está marcada para às 14h20 desta sexta.
Formato do torneio e premiação
O WTT Star Contender Ljubljana terá disputas individuais masculinas e femininas, em sistema de eliminatória simples, com 48 atletas em cada chave. A competição, que equivale a um ATP 500 do tênis, contará ainda com torneios de duplas masculinas, femininas e mistas.
As partidas serão realizadas em melhor de cinco sets até as semifinais. A final será decidida em melhor de sete sets.
Os campeões somam 600 pontos no ranking mundial e recebem US$ 17 mil (R$ 93,2 mil) em prêmios.