
A 40ª Maratona de Porto Alegre, realizada neste domingo (8), foi palco de um dos momentos mais inspiradores da história recente do atletismo gaúcho: a participação e a chegada triunfal de Geny Mascarello, a maior vencedora da prova, com sete títulos.
Aos 70 anos, após mais de duas décadas afastada da distância completa, Geny retornou para emocionar a todos.
Aplaudida pelo público
Heptacampeã da Maratona de Porto Alegre, Geny Mascarello é uma figura que se confunde com a própria história da corrida na capital gaúcha.
Sua decisão de calçar novamente os tênis para enfrentar os 42,195 km, em uma idade em que muitos apenas relembram suas glórias passadas, já era um feito notável.
E ela não apenas participou: a lenda cruzou a linha de chegada em cerca de 4 horas. Ela foi ovacionada pelo público e recebida com uma faixa de campeã e uma coroa de rainha da prova.
Figura histórica
Emocionada com a conquista, Geny Mascarello resumiu em uma frase a paixão que a impulsionou por décadas:
— Esporte é vida!
Geny Mascarello marca a história não só da Maratona de Porto Alegre, mas do atletismo brasileiro. Ela conquistou o título pela primeira vez há 41 anos, em 1984. Repetiu o feito em 1985, 1986, 1988, 1989, 1992 e 1993. Sua importância para a prova é tão grande que o troféu feminino da Maratona de Porto Alegre leva o seu nome.