
Mesmo com a derrota por 1 a 0 para o Atlético de Madrid, o Botafogo confirmou vaga nas oitavas de final do Mundial de Clubes. Com vitórias sobre Seattle Sounders e PSG, o time garantiu a segunda colocação do Grupo B, com seis pontos.
Com um empate triplo na chave entre Botafogo, PSG e Atlético de Madrid, o critério de desempate da Fifa definiu a classificação dos franceses e dos brasileiros, nesta ordem.
A competição da Fifa tem um critério exclusivo da competição. Em primeiro lugar, é avaliado o confronto direto entre os clubes com a mesma pontuação. Depois, é considerado o saldo de gols apenas das partidas entre os times empatados.
Na sequência, o número de gols marcados somente nos jogos entre os clubes envolvidos. Vale destacar que o critério tem outros quatro índices a serem considerados (veja abaixo).
Sendo assim, pelo confronto direto entre os times com seis pontos, Botafogo, PSG e Atlético de Madrid venceram um jogo. No segundo critério, quando o saldo de gols é considerado, os franceses somaram +3, seguidos pelos brasileiros, que tiveram 0, enquanto os espanhóis terminaram com -3.
Confira a ordem dos critérios de desempate do Mundial de Clubes
- Maior número de pontos somente nas partidas do grupo entre os times envolvidos;
- Maior saldo de gols considerando somente as partidas do grupo entre os times envolvidos;
- Maior número de gols marcados somente nas partidas do grupo entre os times envolvidos;
- Saldo de gols em todos os jogos do grupo;
- Maior número de gols marcados em todos jogos do grupo;
- Fair Play (cartão amarelo vale -1 ponto; vermelho após dois amarelos, -3 pontos; vermelho direto e vermelho direto após já ter amarelo, -4);
- Sorteio.