
Na última quarta-feira (25), Renato Portaluppi recusou um convite da sua filha Carol para jantar. O motivo: o treinador queria estudar o adversário do Fluminense nas oitavas de final do Mundial de Clubes. O resultado foi positivo, vitória por 2 a 0 sobre a Inter de Milão, nesta segunda (30) e vaga nas quartas de final.
Para conseguir surpreender um adversário europeu e com mais dinheiro, Renato mudou o esquema do time e acreditou que seus jogadores eram capazes de executá-lo.
— Estudei bastante. Pensei bastante durante a noite sobre qual formação usar. Na minha cabeça, a melhor formação seria com três zagueiros. Poderíamos acabar com o time deles, que é muito forte e rápido — revelou o treinador, ex-Grêmio, na entrevista coletiva após o jogo.
— Conversei com o meu grupo e eles aceitaram a ideia. Tínhamos dois ou três dias para treinar. Eles foram obedientes e inteligentes. Entenderam bem como tínhamos que jogar — complementou.
O placar de 2 a 0 foi construído logo no início da partida, com um gol de Germán Cano. Depois disso, o Fluminense soube segurar a pressão adversária, teve chances de ampliar, e conseguiu o segundo gol no final do segundo tempo, com Hércules.
— Foi um jogo de humildade. Soubemos respeitar o adversário, jogamos com a bola e tivemos algumas chances. Fomos letais. O momento em que o grupo se apropria do esquema, é crucial. Eu trouxe essas ideias comigo — disse Renato.
O treinador utilizou uma partida anterior da equipe no Mundial de Clubes para mostrar que o time era capaz de vencer. Na fase de grupos, o Fluminense empatou em 0 a 0 contra o Borussia Dortmund, tendo mais oportunidades de vencer do que os alemães.
— "Vamos seguir o plano. Se vocês se dedicarem ao máximo, se decidirem jogar e se ajudarem como fizeram contra o Borussia, nós classificaremos. Agora, eu confio em vocês. Se jogarem como fizeram contra o Borussia, prestando atenção durante os 90 minutos, vamos passar." Eu disse isso a eles ontem na prévia — contou.
Segundo ele, antes de entrar em campo, incentivou os jogadores a acreditarem.
— No momento em que mudei a formação, com pouco tempo, e a formação funcionou bem, estou parabenizando os jogadores que se adaptaram bem — finalizou.
Resta saber se o treinador vai festejar a vaga nas quartas de final na noite desta segunda, ou se vai acompanhar de perto o jogo entre Manchester City e Al-Hilal, que definirá o adversário do Fluminense na próxima fase.

