
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) comemorou neste domingo (8) seus 111 anos de fundação com a primeira edição da Corrida Time Brasil.
A prova, que contou com 3.500 participantes, teve percursos de 3 km, 5 km e 10 km. Os trajetos percorreram por pontos icônicos do Parque Olímpico Rita Lee, como o Velódromo, o Centro de Treinamento do COB, no Parque Aquático Maria Lenk, e por dentro da Arena Carioca 1, sede do basquete nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
— Foi ótimo. Demos um passo a mais para virarmos uma nação esportiva. É muito especial ver as pessoas praticando esporte. Corredores amadores e atletas olímpicos num domingo lindo desses que o Rio de Janeiro nos brindou. É o começo de algo muito importante — destacou o presidente do COB, Marco La Porta, ao cruzar a linha de chegada do percurso de 5 km.
Entre os corredores deste domingo estavam 50 medalhistas olímpicos de diversas modalidades.
Nos pontos do Parque Olímpico, por onde a prova passou, os corredores puderam receber água das mãos do nadador Bruno Fratus e do jogador de vôlei Lucão no primeiro ponto de hidratação, e passaram pelos ginastas Jade Barbosa, Arthur Nory e Diogo Soares; viram a judoca Rafaela Silva praticando movimentos num tatame ao ar livre e Marcelinho Machado fazendo cestas numa arena de basquete durante os percursos de 5 km e 10km e puderam, definitivamente, sentir o clima olímpico ao seu redor.
A Corrida Time Brasil fará parte do calendário de eventos do COB durante todo o ciclo olímpico e será realizada anualmente até 2028, quando serão disputados os Jogos de Los Angeles.
As medalhas que os corredores vão receber em cada edição, combinadas, formarão uma “chama olímpica”, que representa os valores de paz e amizade, mas também atua como um elo entre os Jogos antigos e modernos.