
A seleção brasileira feminina de vôlei conquistou sua sexta vitória em sete jogos na Liga das Nações. Neste sábado (21), em Istambul, na Turquia, as comandadas de José Roberto Guimarães derrotaram a República Dominicana por 3 a 0, parciais de 25/23, 25/18 e 25/20, em apenas 69 minutos.
Com uma atuação impecável da ponteira Ana Cristina, que marcou 26 pontos em todo o confronto, o Brasil não deu chances para as dominicanas, que são treinadas pelo brasileiro Marcos Kwiek.
— Foi um jogo muito importante. Tivemos momentos de altos e baixos, mas no final nos saímos bem. Taticamente nós conseguimos seguir melhor o que o Zé (Roberto) propôs. Eu estava me sentindo muito bem dentro de quadra. O grupo se ajudou bastante e facilitou um pouco, apesar de uns sets parelhos — comentou a melhor jogadora em quadra.
No domingo (22), o Brasil encerra sua participação na segunda semana do torneio, enfrentando a Turquia, que ainda está invicta, a partir das 13h30min (de Brasília).
Com o resultado deste sábado, a seleção seguirá entre as quatro primeiras colocadas da fase classificatória.
O jogo

Apesar de relacionar a ponteira Gabi pela primeira vez na competição, o treinador brasileiro optou por começar a partida com a mesma formação da vitória sobre o Canadá. Macris foi a levantadora, com as pontas Júlia Bergmann e Ana Cristina, as centrais Diana e Júlia Kudiess, a oposta Tainara e a líbero Laís.
Com três vitórias em seis rodadas, as dominicanas ainda sonham com uma vaga para a fase final da Liga das Nações e apostavam nas pontas Yonkaira Peña, que nas quatro últimas temporadas atuou na Superliga por Sesc-Flamengo e Minas Tênis Clube, e Brayelin Martínez, que defendeu o Praia Clube entre 2019 e 2023.
Mas com um bom trabalho de bloqueio, responsável por sete pontos, o time brasileiro conseguiu marcar as duas atacantes, que juntas chegaram a 25 pontos, 13 de Peña e 12 de Martínez.
Além dos 26 de Ana Cristina, o Brasil ainda contou com 11 pontos de Júlia Bergmann e oito de Júlia Kudiess, que haviam sido as melhores em quadra contra o Canadá.
Gabi acabou entrando apenas no terceiro set, quando o placar apontava 19 a 16 para a seleção brasileira e foi extremamente aplaudida pelo público local. Entre 2019 e 2024, ela defendeu o turco Vakifbank Istambul e conquistou dois títulos da Liga dos Campeões da Europa.
Demais resultados deste sábado:
- República Tcheca 3 x 0 Tailândia — 25/18, 25/16 e 32/20
- Japão 1 x 3 China — 15/25, 12/25, 25/18 e 22/25