Um time com Lionel Messi pode ser eliminado mais cedo de um torneio? Para evitar esse risco, o Inter Miami precisa derrotar o Porto nesta quinta-feira (18), pela segunda rodada do Grupo A da Copa do Mundo de Clubes.
Na partida de abertura do torneio, o time da Flórida empatou em 0 a 0 com um resiliente Al Ahly, do Egito, apesar dos esforços de 'El Messias' e do goleiro Oscar Ustari, que defendeu todos os chutes, inclusive um pênalti.
Nesta quinta-feira, às 15h locais (16h no horário de Brasília), no Estádio Mercedes-Benz, em Atlanta, o time do técnico Javier Mascherano precisa conquistar os três pontos para encarar com confiança o último jogo na fase de grupos, contra o Palmeiras.
Em sua entrevista antes da partida, o treinador confirmou o retorno do espanhol Jordi Alba e desmentiu os rumores que surgiram nas últimas horas sobre uma lesão de Messi.
O alarme disparou quando imagens do treino do Inter foram divulgadas, mostrando o craque argentino tocando a parte posterior da coxa esquerda durante vários segundos.
- Messi "está bem" -
"Leo está bem, ele participou de todo o treinamento", garantiu Mascherano. "As pessoas às vezes se tocam, mas não aconteceu nada. Ele está bem e, obviamente, jogará amanhã".
O técnico foi menos enfático sobre a participação de Alba, que pode começar no banco após três semanas afastado por causa de uma lesão muscular.
Noah Allen atuou como lateral-esquerdo na estreia, mas a conexão telepática de Alba com Messi parece crucial para as chances de vitória da equipe americana.
O ataque ficaria novamente a cargo do uruguaio Luis Suárez, e Messi ainda tem uma dívida com sua torcida e com os torcedores do mundo, que esperam vê-lo marcar.
Apesar da força do adversário, Mascherano afirmou que sua equipe tem toda a intenção de dominar o jogo.
"Nossos jogadores se sentem mais confortáveis com a bola. O adversário também está mais confortável, e o nível deles é alto, mas em campo são onze contra onze", explicou o ex-jogador argentino.
- Quem é o favorito? -
Nas casas de apostas e na imprensa especializada os portugueses são apontados como favoritos. Mas o zagueiro Zé Pedro avisa que todo cuidado é pouco.
"Esperamos que na prática seja assim. Na teoria, dá para dizer muita coisa. Mas aí, quando o jogo começa, é 11 contra 11 e a bola é redonda", comentou.
Ele também admite que ter que controlar Messi é um grande desafio. Outro desafio, sem dúvida, será quem ficará com a camisa do argentino no final da partida.
"Vamos pensar primeiro no jogo e depois nessa parte. Ele é um jogador que dispensa apresentações. Acima de tudo, temos que estar focados na tarefa que temos em mãos, e podemos ter sucesso", acrescentou ao site Maisfutebol.
Se o Inter é uma franquia repleta de astros albicelestes, começando por Messi e Mascherano, o sotaque argentino também ressoa no vestiário do Porto, com o jovem técnico Martín Anselmi, o meio-campista Alan Varela e o zagueiro Nehuén Pérez, animados para enfrentar seu grande ídolo.
"O Leo sempre surpreende. Ele é o melhor da história. Teremos que fazer uma partida perfeita para vencer", reconheceu.
Prováveis escalações:
Inter Miami: Oscar Ustari - Marcelo Weigandt, Maxi Falcón, Ian Fray, Noah Allen (ou Jordi Alba) - Tadeo Allende, Benjamín Cremaschi, Sergio Busquets, Telasco Segovia - Lionel Messi e Luis Suárez. Técnico: Javier Mascherano.
Porto: Cláudio Ramos - Martim Fernandes, Zé Pedro, Iván Marcano - João Mário, Alan Varela, Gabriel Veiga, Francisco Moura - Fábio Vieira, Rodrigo Mora e Samu Omorodion. Técnico: Martin Anselmi.
* AFP