
As duplas brasileiras que participaram do Campeonato Mundial de vela da classe 470, disputado na Baía de Gdansk, na cidade de Gdynia, na Polônia, não conseguiram atingir a regata de medalha.
Nesta quinta-feira (12), no encerramento da fase classificatória, que teve oito regatas, Juliana Duque e Rafael Brito Martins, do Yacht Clube da Bahia, finalizaram com a 11ª posição. Nas três etapas do dia, eles ficaram em 11º, sexto e nono lugares.
Já a gaúcha Ana Barbachan (Clube dos Jangadeiros) e o carioca Henrique Haddad (Iate Clube do Rio de Janeiro) terminaram as eliminatórias em 19º lugar. Nesta quinta, eles ficaram em 17º, 16º e 13º lugar, nas três regatas realizadas.
Espanhóis dominam
A liderança é da dupla espanhola Jordi Xammar Hernández e Marta Cardona, que somaram 21 pontos perdidos, assim como os britânicos Hannah Bristow e James Taylor, que terminaram em segundo por terem vencido uma contra duas regatas dos adversários.
Os alemães Simon Diesch e Anna Markfort, com 22 pontos perdidos, estão em terceiro. Dez barcos se classificaram para a regata decisiva e o cinco primeiros tem chances de conquistar o título.