
A Liga Europa pode salvar a temporada do Tottenham. No fundo, será mais do que isso em caso de título. Vitória sobre o Manchester na decisão de quarta-feira (21) será a primeira conquista dos Spurs, desde 2008, quando venceram a Copa da Liga Inglesa — competição menos valorizada no futebol inglês. Antes disso é preciso ir a 1991, quando ergue a taça da Copa da Inglaterra. A final toda inglesa será disputada no Estádio San Mamés, em Bilbao, na Espanha, às 16h (de Brasília).
O Tottenham está na 17ª colocação na Premier League — na Inglaterra são rebaixados três clubes. Caiu para o Aston Villa na quarta fase da Copa da Inglaterra. Na Copa da Liga Inglesa foi eliminado nas semifinais pelo Liverpool, passando pelo próprio United nas quartas de final.
A seguir, confira três razões para o Manchester United acreditar no título da competição.
Son Heung-min
O time terá o meia-atacante sul-coreano em melhores condições físicas. Ele se lesionou em abril e retornou há pouco tempo. Desde sua volta, disputou duas partidas. Entrou no segundo tempo da derrota para o Crystal Palace e jogou 74 minutos diante do Aston Vila na sexta-feira (16), em nova derrota dos Spurs.
Son entrou em campo em 51 partidas no ano. Marcou 14 gols e concedeu 14 assistências.
Defesa titular
A escalação da defesa titular, do goleiro ao lateral-esquerdo, não foi tão comum quanto o técnico Ange Postecoglou gostaria. Na final, ele contará com o seu quinteto de confiança: o goleiro Vicario, o lateral-direito Porro, os zagueiros Romero, Van de Ven, o que menos atuou dos cinco, e o lateral-esquerdo Udogie.
Fase do adversário
Se para o Tottenham a fase não é boa, a situação não é melhor para o Manchester United, 16º colocado na Premier League. Em três confrontos diretos na temporada, foram três vitórias do Tottenham.