
O norte de Londres viverá uma rara festa na noite desta quarta-feira (21). Um festejo não realizado há 17 anos. Enfim, quase duas décadas depois, o Tottenham volta a ser campeão.
Em uma final toda inglesa disputada em Bilbao, os Spurs venceram o Manchester United por 1 a 0 e conquistaram a Liga Europa. O gol da conquista foi marcado por Brennan Johnson.
A última vez que o clube abriu sua galeria para colocar uma taça havia sido em 2008, quando venceu a Copa da Liga Inglesa, menos valiosa das competições do futebol ingleses. Aquela vitória encerrava uma seca que vinha desde 1991, quando venceu a Copa da Inglaterra.
Ainda que os títulos sejam esparsos na história do Tottenham, esta é a terceira conquista da Liga Europa. As outras ocorreram em 1972 e 1984.
O título salva uma temporada até então decepcionante — o clube está na 17ª colocação na Premier League — e enterra um pouco mais a sequência de temporadas ruins do United, posicionado logo à frente dos Spurs no Campeonato Inglês.
O gol do título saiu aos 41 minutos do primeiro tempo. Após cruzamento da esquerda, Jonhson dividiu com Shaw e a bola entrou mansa no cantinho.

No segundo tempo, o United criou três grandes oportunidades para levar a partida para a prorrogação.
Na primeira delas, o zagueiro Romero salvou em cima da linha. Depois, Bruno Fernandes, livre, cabeceou para fora. Nos acréscimos, o goleiro Vicario salvou uma cabeçada.
Presente na pré-convocação do técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, Richarlison foi titular do Tottenham.
Ele deixou a partida para entrada do sul-coreano Son, maior referência do elenco atual do Tottenham.