
Com uma atuação consistente, o brasileiro Thiago Wild está classificado para a segunda rodada do Masters 1000 de Roma, na Itália.
Nesta quinta-feira (8), ele surpreendeu o português Nuno Borges, 40º do ranking mundial, e venceu por 2 sets a 1, parciais de 6/1, 4/6 e 6/4, após 2h24min de partida.
Em um temporada muito irregular e em queda no ranking, Wild atualmente é o 120º do mundo, bem distante da 58ª posição que ele ocupou em maio do ano passado. Esta foi apenas sua quarta vitória em 11 jogos pelo circuito da ATP em 2025. Ele também jogou alguns torneios challenger sem obter sucesso, com apenas um vitória e seis derrotas.
Para entrar na chave principal em Roma, onde em 2024 ele parou na segunda rodada, o tenista brasileiro de 25 anos precisou passar pelo qualifying, onde superou o italiano Pierluigi Basile e o holandês Jesper de Jong, que vinha de vitória sobre João Fonseca em Estoril.
O adversário de Thiago Wild, o português Nuno Borges ocupou a 30ª posição na ATP em setembro de 2024 e era apontado favorito, mesmo que tenha sido derrotado pelo paranaense nos dois confrontos anteriores.
Como foi o jogo
O primeiro set de Thiago Wild foi perfeito. Sacando bem, ele marcou quatro aces e defendeu a única chance de quebra do português, que enfrentou muitas dificuldades para manter seu serviço, tanto que foi quebrado pelo brasileiro em três oportunidades, perdendo a parcial por 6/1.
Nuno Borges fez um segundo set mais sólido e com um bom aproveitamento de bolas vencedoras (14) superou o brasileiro, com um único break point convertido no quinto game. O 6 a 4 foi confirmado com um ace.
Quando o terceiro set iniciou, João Fonseca já havia sido eliminado pelo húngaro Fabian Marozsán e Thiago Wild já era o único brasileiro na chave masculina.
Em mais um set equilibrado. Porém, Wild não cedeu chances de quebra a Borges, que precisou salvar quatro oportunidade de perder o serviço até o 10º game, quando viu o brasileiro abrir um 15/40 e fechar a partida no ponto seguinte, em 6/4, e garantir vaga na segunda fase.
O próximo rival de Thiago Wild será o canadense Félix Auger-Aliassime, atual número 27 do mundo e que em novembro de 2022 chegou ao sexto lugar. Na temporada, o tenista de 24 anos nascido em Montreal soma 17 vitórias contra 10 derrotas e já conquistou dois títulos, nos ATP 250 de Adelaide, na Austrália, e Montpellier, na França. Ele ainda foi vice-campeão do ATP 500 de Dubai, todos torneios disputados em quadras rápidas.