
Apesar de precoce eliminação nas quartas de final do WTA 1000 de Roma, na Itália, a bielorrussa Aryna Sabalenka manteve a liderança do ranking mundial do tênis e sem ser ameaçada pelas concorrentes.
Na lista atualizada nesta segunda-feira (19), pela Associação de Tênis Feminino (WTA), ela surge com 3.820 pontos de vantagem para a estadunidense Coco Gauff, que agora é a vice-líder.
Entre as 10 melhores outras trocas aconteceram. A mais significativa foi a queda da polonesa Iga Swiatek, ex-número 1 do mundo e que não ganha um título há um ano, que deixou a segunda posição e agora está em quinto lugar.
Campeã em Roma, a italiana Jasmine Paolini subiu para o quarto lugar, igualando seu melhor desempenho. Ela está atrás de Jessica Pegula, que agora está em terceiro.
Grande surpresa da temporada, a russa Mirra Andreeva avançou para a sexta posição, a melhor da carreira, deixando para trás a estadunidense Madison Keys.
Bia perde mais uma posição

Entre as brasileiras, Bia Haddad Maia caiu mais uma posição e agora está em 23º lugar. Laura Pigossi perdeu quatro lugares e é a número 171. Carolina Meligeni baixou 11 colocações e ocupa o 288º lugar.
Sabalenka segue como a melhor da temporada
Na corrida para a disputa do WTA Finals, torneio com as oito melhores jogadoras da temporada, Aryna Sabalenka também lidera. A bielorrussa tem 5.120 pontos contra 3.349 de Madison Keys. Comprovando a excelente fase, Mirra Andreeva é a terceira colocada.
O mesmo vale para a brasileira Bia Haddad Maia, que não atravessa uma boa fase. A paulista ocupa apenas o 87º lugar no ranking que conta os pontos somados apenas em 2025.