
A japonesa Naomi Osaka, ex-número 1 do mundo e dona de quatro títulos de Grand Slam, está classificada para a terceira rodada do WTA 1000 de Roma e poderá ser a próxima adversária da brasileira Bia Haddad Maia, caso ela vença sua partida diante da tcheca Marie Bouzková, programada para acontecer ainda nesta quinta-feira (8).
Osaka ficou fora das quadras, setembro de 2022 e janeiro de 2024, para cuidar da saúde mental e, posteriormente, para ser mãe. Ela teve um ano irregular, com 22 vitórias e 18 derrotas, ocupando apenas a 58ª do ranking ao final da temporada passada.
Em 2025, a japonesa voltou a jogar e apresentou como novidade em sua equipe, o técnico francês Patrick Moratoglou, um dos mais conceituados das últimas décadas e que trabalhou por um bom tempo com Serena Williams.
Volta às quadras
O reinício foi difícil, incluindo lesões que a fizeram abandonar a final do WTA de Auckland (Nova Zelândia) e desistir na terceira rodada do Australian Open.
Fora das quadras de janeiro a março, Osaka voltou em Indian Wells e caiu na estreia. Depois foi para Miami e chegou às oitavas de final, eliminada pela italiana Jasmine Paolini, voltou a cair na estreia do WTA 1000 de Madrid e se arriscou no Challenger de Saint-Malo, na França, onde acabou se sagrando campeã no último domingo (4), jejum de títulos que durava desde 2021.
Mudança de adversária
Em melhor momento, ela estreou em Roma vencendo a italiana Sara Errani, 38 anos e ex-top 5. Nesta quinta-feira deveria encarar a espanhola Paula Badosa, 10ª do mundo, que acabou desistindo por ainda estar sofrendo com problemas nas costas.
Dessa forma, a japonesa enfrentou a suíça Viktorija Golubic, que ganhou um lugar na chave como lucky-loser, e precisou lutar por uma hora e 50 minutos para vencer por 2/6, 7/5 e 6/1.
Atual 48ª colocada no ranking, Naomi Osaka enfrentou Bia Haddad Maia uma vez na carreira. Em um torneio Future de U$ 50 mil em 2015, a japonesa venceu a brasileira em dois sets, em jogo válido pela primeira rodada do qualifiying.
Elas deveriam ter jogado novamente em Tóquio em 2022, na segunda rodada do WTA 500, mas a asiática desistiu por problemas físicos e sequer foi à quadra.



