
Maior duplista da história do tênis feminino do Brasil, Luisa Stefani conquistou neste sábado (24), o 11º título da carreira e o primeiro no saibro. Ao lado da húngara Timea Babos, a paulista se sagrou campeã do WTA 500 de Estrasburgo, na França.
Após o título na cidade sede do Parlamento Europeu, Stefani subirá seis posições no ranking individual de duplistas e será a 31ª colocada. Já a parceria com Babos passa a ser a nona colocada no ranking da temporada e que classifica as oito melhores para o WTA Finals.
Com dois títulos no ano, elas estão a 261 pontos da oitava posição, ocupada no momento pela alemã Laura Siegemund e a também brasileira Bia Haddad Maia.
— Foi muito legal e divertido voltar aqui, onde me sinto em casa. Agradecer a Timea por jogarmos juntas, seguimos melhorando, aprendendo e curtindo nossos momentos em quadra. Super feliz com meu primeiro título WTA no saibro e o segundo do ano. Ótima semana, muito produtiva tanto nos treinos quanto nos jogos que a gente fez. Conseguimos entregar bastante a maneira que queremos jogar e nos entrosar na quadra — comemorou Luisa, de 27 anos.
A vitória no torneio que antecede a disputa de Roland Garros servirá como motivação para que Luisa e Timea busquem surpreender as principais favoritas em Roland Garros.
— Obviamente sair com o título antes de Roland Garros, levar esse embalo, energia boa e nível alto que conseguimos apresentar essa semana para Paris na semana que vem. Agradecer ao Gui (Pachane, técnico) e Zoltan Nemeth (preparador físico de Timea Babos) por estarem conosco todos os dias e a todo mundo que torceu por nós — completou a medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e que no saibro foi ouro nas duplas dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 e bronze em Lima 2019, além de ter sido campeã de duplas do Challenger de Montevidéu, em 2022.
Cabeças de chave número 14 do Grand Slam francês, Stefani e Babos irão estrear contra a parceria da ucraniana Anhelina Kalinina e a chinesa Xu Yifan. O jogo deve acontecer na próxima quarta-feira (28). Caso avancem até a terceira rodada, elas poderão enfrentar a tcheca Katerina Siniaková e a estadunidense Taylor Townsend, líderes do ranking mundial e atuais campeãs de Wimbledon e do Australian Open.