
Quando Santa Maria Soldiers e Bravos Futebol Americano entrarem em campo neste domingo (18), pela final do Gauchão de Futebol Americano, os gritos de "gol" darão lugar a touchdowns e a rugidos de capacetes se chocando. Os times se enfrentam às 14h30min, no Sítio Beira-Rio, na cidade de Igrejinha.
A final é chamada de "Gaúcho Bowl", em alusão ao Super Bowl, a decisão da NFL, a liga profissional dos Estados Unidos.
Os times
É de Santa Maria a atual hegemonia gaúcha. O Soldiers venceu as últimas seis edições e tem oito títulos no total. Ainda não sofreu nenhum ponto nesta temporada: venceu o Gravataí Spartans por 53 a 0 na estreia e depois derrotou o Bears, de Igrejinha, por 49 a 0.
— Temos totais condições de competir pelo título, mais uma vez. Estamos com um time de transição, com muita renovação neste ano, mas fizemos jogos sólidos que nos trazem segurança — avalia o quarterback Maurício Faé.
O Bravos FA surgiu após a junção de duas equipes tradicionais da Região Metropolitana: o Porto Alegre Pumpkins, quatro vezes campeão gaúcho e com 20 anos de história, e o Canoas Bulls, fundado há 18 anos. O objetivo foi unir esforços, já que as duas equipes foram duramente afetadas pela enchente de 2024 e estavam com poucos atletas — em geral, são necessários mais de 40 jogadores em uma equipe de futebol americano.
— O time foi criado por uma necessidade e conseguimos nos adaptar rápido. As expectativas para a final estão altas, fizemos ajustes e conseguimos testar várias coisas nos jogos até agora — destaca o wide receiver Théo Miguel.
O Bravos também chega invicto na final, com vitórias por 52 a 14 contra o Bears e por 50 a 0 diante do Spartans.
O Gauchão
O Gaúcho Bowl de 2023 levou mil torcedores ao Estádio dos Eucaliptos, em Santa Maria. O recorde estadual é de 2016, quando 12 mil pessoas preencheram parte do anel inferior do Beira-Rio em final conhecida como Gigante Bowl. A edição do ano passada foi cancelada pela Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA) por causa da enchente.
Na atual temporada, apenas quatro equipes disputaram o Estadual. Número baixo para o torneio que chegou a ter 15 times em 2019, antes da pandemia. A enchente de maio de 2024 foi outro baque que forçou equipes a ficarem fora da competição.
Como o esporte é amador, são os próprios atletas que pagam pelos equipamentos importados, pelas viagens, alimentação e até aluguéis dos campos. Há patrocinadores investindo nos times e ajuda de programas públicos de incentivo ao esporte, mas insuficientes. Além do dinheiro dos jogadores, os clubes fazem rifas, vaquinhas online e ações solidárias com a comunidade para se manter.
Serviço do jogo
- Final do Gauchão de futebol americano entre Soldiers e Bravos
- Quando: domingo (18)
- Horário: 14h30min
- Local: Sítio Beira-Rio, em Igrejinha
- Ingressos: Gratuitos
- Transmissão: YouTube do Bears FA