
No saibro do Stade Roland Garros serão conhecidos os campeões do segundo Grand Slam da temporada 2025 do tênis. Em Paris, na França, a partir do dia 25 de maio, será disputada a chave principal do tradicional torneio de Roland Garros, que reúne os principais nomes do esporte.
Até o dia 8 de junho serão conhecidos os vencedores entre os homens, as mulheres, e nas duplas. Brasileiros estarão presentes no campeonato, sendo João Fonseca e Thiago Monteiro no masculino; e Bia Haddad Maia no feminino.
Os atuais campeões do torneio são: Carlos Alcaraz, entre os homens, que venceu Alexander Zverev; e Iga Swiatek, entre as mulheres, que superou Jasmine Paolini.
Favoritos ao título
No circuito masculino, o atual vencedor aparece como um dos francos favoritos. Além de defender o título de 2024, Alcaraz vive excelente momento. O espanhol foi campeão dos torneio de Roma e Monte Carlo, ambos ATP 1000.
Alcaraz está em segundo lugar no ranking, atrás de Jannik Sinner, que voltou às quadras recentemente, após suspensão por doping. O italiano também estará forte na disputa, ainda mais após o vice em Roma.
Casper Ruud, vencedor do ATP 1000 de Madri, subiu no ranking e pode ser um candidato secundário.
Novak Djokovic, tricampeão de Roland Garros, não pode ser deixado de fora da disputa. Mesmo longe dos melhores momentos da carreira, o sérvio segue firme em busca do centésimo título da carreira.
Equilíbrio no feminino

Entre as mulheres, a disputa promete ser ainda mais equilibrada. Líder do ranking feminino, Aryna Sabalenka vem de título recente em Madri, e sempre está entre as candidatas.
Dos EUA, Coco Gauff e Jessica Pegula completam o top 3 da WTA. As duas vivem bom momento e podem incomodar a bielorrussa. Jasmine Paolini, atual vice, chega com moral após o título em Roma.
A detentora do título, Iga Swiatek, não está na sua melhor forma, mas costuma jogar bem no saibro. Ela é a atual quinta colocada do ranking.
Como uma eventual surpresa, olho em Mirra Andreeva, a russa de 18 anos que já está em sexto na tabela da WTA e tem potencial para entrar no top 3 em breve.
O que esperar dos brasileiros em Roland Garros
Serão três representantes do Brasil na chave principal de simples. No masculino, João Fonseca é o melhor brasileiro no ranking, ocupando a 65ª posição. A esperança de um bom desempenho em Roland Garros é nele.
O carioca de 18 anos não teve bons resultados nos torneios de saibro em que participou, com eliminações precoces em Roma e Madri. No entanto, Fonseca terá a chance de mostrar todo o seu potencial no Grand Slam francês.
Thiago Monteiro é o outro representante no masculino, e o cearense vai para surpreender. Ele ocupa atualmente a 131ª posição. Porém, chegou até a chave principal por conta da sua posição há algumas semanas.
Monteiro vai disputar o seu 25º Grand Slam da carreira, tendo apenas sete vitórias nesse tipo de torneio, mas quatro delas em Roland Garros.
Olho em Bia Haddad Maia

A única brasileira na chave principal costuma ter bom desempenho no saibro francês. Em 2023, Bia Haddad foi semifinalista de Roland Garros, perdendo para Swiatek. Foi o melhor desempenho dela em Grand Slam.
Para 2025, a brasileira chega com confiança, após um período de resultados ruins. No WTA 500 de Strasbourg, Bia foi semifinalista e está em 23º no ranking feminino.
Onde assistir Roland Garros
As partidas de Roland Garros serão transmitidas pela ESPN e no Disney+.