
Começa neste sábado (17) a Divisão de Acesso 2025. Quinze clubes vão em busca de duas vagas no Gauchão 2026. A seguir, saiba como funcionará o regulamento da competição.
Regulamento
Ao longo de pouco mais de três meses, serão disputadas quatro fases, com 15, oito, quatro e dois times, respectivamente.
A Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que organiza o campeonato, decidiu por uma mudança no regulamento em relação aos anos anteriores.
Agora, em vez de dois grupos de oito times na fase classificatória, com 14 rodadas de turno e returno, teremos apenas uma grande chave, com os 15 participantes que se enfrentarão em turno único.
Primeira fase (fase de grupo)
- Todos contra todos em turno único. Os oito primeiros passam às quartas de final e o último será rebaixado à Terceira Divisão em 2026. O segundo rebaixado já está confirmado: é o Futebol Com Vida, de Viamão, que desistiu antes do campeonato começar.
Segunda fase (quartas de final)
- Os oito times são divididos em quatro confrontos de ida e volta: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º. Os melhores classificados na 1ª fase, decidem em casa. São as quartas de finais.
Terceira fase (semifinal)
- Os quatro times classificados na fase anterior fazem as partidas do acesso. Jogos de ida e volta, sendo o vencedor do confronto 1º x 8º contra o vencedor do 4º x 5º. E na outra chave, o vencedor do 2º x 7º contra o vencedor do 3º x 6º. São as semifinais. Quem passar aqui, sobe para o Gauchão 2026.
Quarta fase (final)
Os dois vencedores das semifinais disputam o título em duas partidas e estão garantidos no próximo Gauchão.
As regiões do Estado na disputa
- Alto Uruguai: União Frederiquense (Frederico Westphalen)
- Campanha: Grêmio (Bagé)
- Campos de Cima da Serra: Glória (Vacaria)
- Central: Inter (Santa Maria)

- Hortênsias: Gramadense (Gramado)
- Litoral Norte: Real SC (Tramandaí)
- Planalto: Gaúcho e Passo Fundo (Passo Fundo)
- Serra: Brasil (Farroupilha). Esportivo (Bento Gonçalves) e Veranópolis

- Vale do Rio Pardo: Santa Cruz (Santa Cruz do Sul)
- Vale dos Sinos: Aimoré (São Leopoldo) e Novo Hamburgo
- Vale do Taquari: Lajeadense (Lajeado)