
A CBF anunciou, através de nota oficial assinada pelo interventor Fernando Sarney, a convocação de eleições para os cargos de presidente, vice-presidentes e membros do Conselho Fiscal.
A medida atende a uma determinação judicial que exigiu a realização de um novo pleito "o mais rápido possível", após o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da entidade.
O edital marca o início do processo eleitoral para o quadriênio 2025/2029. O prazo é curto, com apenas dois dias para registro de chapas. A votação está marcada para 25 de maio, um dia antes da chegada de Carlo Ancelotti.
Curiosamente, a data é véspera da chegada do técnico Carlo Ancelotti, que convocará a Seleção Brasileira para os jogos de junho das Eliminatórias da Copa do Mundo em 26 de maio.
Em nota, a CBF garantiu que o processo será conduzido de forma "transparente, democrática e participativa", seguindo as regras e procedimentos eleitorais previstos em seu estatuto.
O cronograma divulgado pela CBF estabelece os seguintes prazos:
- 17/05/2025: Publicação do 1º Edital e Regulamento Eleitoral.
- 18/05/2025 a 20/05/2025: Prazo para registro de chapas.
- 25/05/2025: Assembleia-Geral Eleitoral.
A nota oficial também informa que a condução do processo eleitoral ficará sob a responsabilidade de uma Comissão Eleitoral Apartada e Independente, em conformidade com o artigo 22, VI, da Lei nº 9.615/98 (Lei Pelé).