
Os bolivianos Juan Prado Ángelo e Federico Zeballos são os campeões do ATP Challenger 50 – Brasil Tennis Open, que está sendo disputado nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. Na decisão disputada neste sábado (3), eles derrotaram os argentinos Lautaro Midón e Gonzalo Villanueva, em sets diretos, com um duplo 7/5, após 1h36min de partida.
A dupla boliviana jamais havia ganho um torneio atuando junta. Prado Ángelo, de 20 anos, foi vice-campeão júnior em Roland Garros-2023 e vice de duplas do US Open de 2022 e tinha no currículo apenas um torneio ITF M15 vencido em Cochabamba (Bolívia) em 2022 e um Challenger, em Hersonissos (Grécia) vencido nesta temporada;
Mais experiente, aos 36 anos, Zeballos acumulava 32 títulos de torneios Future e oito Challenger, sendo que este ano ele havia faturado a competição em San Miguel de Tucumán, na Argentina.
Na campanha para o título na capital gaúcha, os bolivianos perderam apenas um set, na semifinal diante dos argentinos Hernán Casanova e Santiago Rodríguez Taverna.
A vitória no Brasil Tennis Open rendeu aos campeões um prêmio de US$ 2.980 (R$ 16,9 mil) e 50 pontos no ranking de duplas da ATP. Federico Zeballos, que já foi o número 79, está ganhando sete colocações e passando ao 176º lugar, enquanto Juan Prado Ángelo vai subir 199 postos e atingir a 446ª posição.