
Começa neste sábado (19) a Série D do Brasileirão. Neste ano, a competição contará com quatro gaúchos: Brasil de Pelotas, Guarany de Bagé, São José e São Luiz.
Normalmente, o Rio Grande do Sul entra na disputa com três participantes, mas 2025 vai ser diferente em função do rebaixamento do São José na Série C em 2024.
Grupo dos gaúchos
Na primeira fase, o quarteto gaúcho vai encarar o Grupo A8, contra três times catarinenses: Barra e Marcílio Dias, de Itajaí; e Joinville. Além de um paranaense: o Azuriz, de Pato Branco.
Grupo A8 - 1ª rodada
Sábado - 19/4
15h30min - Joinville x Guarany, em Joinville
16h - São Luiz x Azuriz, em Ijuí
18h - Marcílio Dias x São José, em Itajaí
20h - Brasil x Barra, em Pelotas
G. E. Brasil
- Cidade: Pelotas (RS)
- Fundação: 7/9/1911
- Estádio: Bento Freitas
- Participações na D: 5
- Melhor colocação: vice-campeão (2014)
- Em 2024: caiu nas oitavas (Brasiliense)
- Última vez na Série C: 2022
- Técnico: Émerson Cris, 47 anos

Rebaixado no Gauchão, o Xavante tenta se reerguer na temporada mudando completamente a fotografia de 2025. Émerson Cris foi contratado para ser o técnico - será o terceiro do ano. Com ele, já foram anunciados 14 jogadores, entre eles, o atacante Marlon, o zagueiro Vítor Becker e o meia Bryan Gabriel.
Guarany F. C.
- Cidade: Bagé (RS)
- Fundação: 19/4/1907
- Estádio: Estrela D'Alva
- Participações na D: 1 (estreia)
- Melhor colocação: nunca jogou
- Em 2024: não participou
- Última vez na Série C: nunca jogou
- Técnico: Márcio Nunes, 44 anos

Um ano que entra para a história do Guarany. Depois de fazer um bom Gauchão, o Índio disputou a Copa do Brasil pela primeira vez e chegou a segunda fase, sendo eliminado pelo Athletico (PR). E agora vai para sua primeira Série D. O técnico Márcio Nunes foi mantido no cargo após o Estadual e já recebeu sete reforços, entre eles, o atacante Márcio Jonathan, o meia Kauan, e o volante Igor Silva.
E. C. São José
- Cidade: Porto Alegre (RS)
- Fundação: 24/5/1913
- Estádio: Passo D'Areia
- Participações na D: 6
- Melhor colocação: semifinalista (2018)
- Em 2024: rebaixado na Série C
- Última vez na Série C: 2024
- Técnico: Gabardo Jr., 42 anos

Depois de seis temporadas na Série C, o São José caiu para a quarta divisão no ano passado. E 2025 começou com um Gauchão ruim, com risco de um novo rebaixamento, que acabou sendo evitado no "Quadrangular da Morte".
A direção contratou o técnico Gabardo Júnior, que iniciou na base do Grêmio, e já anunciou seis reforços, entre eles, o atacante Léo Santos, o zagueiro Marcão e o lateral Ângelo.
Mas o grande investimento mesmo foi na troca do gramado sintético do Passo D'Areia. Foram gastos quase R$ 4 milhões na substituição total do piso, que promete ficar idêntico ao Estádio Nilton Santos, do Botafogo, no Rio de Janeiro.
O Passo D'Areia ainda não estará apto para o São José jogar na segunda rodada da Série D, quando os gaúchos recebem o Joinville. A CBF já marcou a partida para o Estádio do Vale, em Novo Hamburgo. A tendência é de que o novo gramado seja estreado na quinta rodada, contra o São Luiz, no dia 18 de maio.
E. C. São Luiz
- Cidade: Ijuí (RS)
- Fundação: 20/2/1938
- Estádio: 19 de Outubro
- Participações na D: 3
- Melhor colocação: oitavas (2020)
- Em 2024: não participou
- Última vez na Série C: 1996
- Técnico: Pedro Iarley, 51 anos

O Gauchão não vinha sendo bom e a direção resolveu trocar o técnico: saiu Alessandro Telles e entrou Pedro Iarley. E o ex-atacante do Inter conseguiu livrar o time do rebaixamento e chegar a decisão da Taça Farroupilha (disputa do 5º ao 8º lugar).
O trabalho foi mantido para a Série D e desde o fim de março, já chegaram 10 reforços para o elenco, entre eles, o zagueiro Weverton, o atacante Léo Ferraz e o meia Diogo Sodré.