O indiano Dommaraju Gukesh, 18 anos, venceu a última partida longa do Campeonato Mundial de Xadrez contra o atual campeão chinês, Ding Liren, na quinta-feira (12). Assim, tornou-se o jogador mais jovem a conquistar o título.
Os dois homens estavam empatados no 14º jogo, que parecia estar se encaminhando para um impasse, mas o indiano aproveitou um erro de seu oponente no lance 55 para assumir uma liderança decisiva e forçar uma desistência. Ele é o segundo indiano a conquistar o título, depois de Viswanathan Anand.
O duelo em Singapura ficou indefinido até o final, mas os erros de Ding, de 32 anos, acabaram por lhe custar o título, que ele ganhou pela primeira vez em abril de 2023.
Gukesh não perdeu a oportunidade de continuar sua extraordinária ascensão no mundo do xadrez. Sua nomeação como desafiante graças à sua vitória no Torneio de Candidatos, em abril de 2024, já era surpreendente, mas ele continuou a ganhar peso com um forte desempenho na Olimpíada de Xadrez, em setembro, vencida pela Índia.
Quem é Dommaraju Gukesh, mais jovem campeão mundial de xadrez?
Considerado o quinto melhor enxadrista do mundo no ranking da Federação Internacional de Xadrez, Gukesh aprendeu a jogar aos sete anos, como uma atividade extracurricular.
Nascido em Chennai, na Índia, Gukesh recebeu apoio da família para perseguir a carreira no esporte. Em 2019, seu pai, Rajinikanth, relatou ao periódico Indian Times que havia deixado a carreira como médico para auxiliar o filho em suas atividades.
Aos 12 anos, o jogador relatou que treinava cerca de sete horas por dia. Na época, ele já havia conquistado o título de Grande Mestre mais novo da Índia. No mundo, ele é a terceira pessoa mais jovem a atingir o feito.