O Brasil dominou a Copa Pan-Americana de tênis de mesa, encerrada na noite do domingo (9), em Guaynabo, Porto Rico. Hugo Calderano, sétimo colocado no ranking mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), e Gustavo Tsuboi, 40º, decidiram o título, repetindo a final de 2018.
E o resultado foi o mesmo, com Calderano levando a melhor em cinco sets, parciais de 11/3, 11/5, 11/13, 11/3 e 11/6. O carioca de 23 anos garantiu o tricampeonato e completou seu 39° jogo sem perder em competições internacionais nas Américas, em partidas da Copa Pan-Americana, Jogos Pan-Americanos, Pré-Olímpico, Aberto do Brasil, Campeonato Pan-Americano e Copa Latina. A última derrota foi em 2016.
Os dois atletas estão classificados para a Copa do Mundo Masculina, de 16 a 18 de outubro, em Dusseldorf, na Alemanha.
— Foi difícil. Creio que a cada partida da competição consegui evoluir. É normal jogar melhor na final do que na primeira rodada. E nunca é fácil jogar contra um companheiro de equipe, ele conhece meu saque, recepção. Estou muito feliz de conquistar mais um título. É muito bom sentir essa energia na América Latina, já que jogo na Alemanha — declarou Calderano.
A dobradinha em Porto Rico garantiu para Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi a classificação para a Copa do Mundo, de 16 a 18 de outubro, em Dusseldorf, na Alemanha. Antes, a dupla deverá participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, já que o Brasil tem duas vagas asseguradas para o torneio.