O Comitê Eleitoral da Fifa anunciou nesta quinta-feira a aprovação ao nome de cinco candidatos à sucessão de Joseph Blatter na presidência da entidade máxima do futebol. Estão na lista o suíço Gianni Infantino (secretário-geral da Uefa), Jérome Champagne (ex-secretário-geral adjunto da Fifa), Ali bin Al-Hussein (príncipe da Jordânia), o sul-africano Tokyo Sexwale (ex-colega de cela de Nelson Mandela e envolvido na organização da Copa de 2010) e Salman bin Ebrahim Al Khalifa (presidente da Confederação de Futebol da Ásia).
O comitê não deu detalhes, mas o nome de Musa Bility (presidente da Federação Liberiana de Futebol) não foi aprovado no "controle de integridade". O francês Michel Platini, presidente da Uefa, ainda pode ser acrescentado - o dirigente está suspenso das atividades relacionadas ao futebol até janeiro por conta de uma investigação por um suposto pagamento de 2 milhões de francos suíços feito pela Fifa e recebido pelo ex-jogador. O registro da candidatura de Platini será avaliado pelo comitê quando a suspensão se encerrar. Caso a suspensão seja prorrogada por mais 45 dias, o francês estará fora da eleição.
A votação para definir o sucessor de Blatter ocorrerá no dia 26 de fevereiro. O suíço é presidente da Fifa desde 1998, quando substituiu o brasileiro João Havelante, e atualmente cumpre uma suspensão de 90 dias por causa das investigações que envolvem a sua gestão à frente da entidade.
*ZHESPORTES com agências