Não foi uma partida de encher os olhos - longe disso. Mas a Seleção Brasileira voltou a vencer após o vexame na Copa do Mundo. Com gol de falta de Neymar no final do jogo, o time de Dunga bateu a Colômbia por 1 a 0 em Miami, nos Estados Unidos.
Com oito jogadores remanescentes da Copa do Mundo no time titular, Dunga montou a equipe no 4-2-3-1. Ramires e Luiz Gustavo ficaram à frente da zaga, enquanto, mais próximos do ataque, Willian foi escalado na direita, Neymar na esquerda e Oscar centralizado. Diego Tardelli tornou-se o novo centroavante da Seleção.
Ao passo que Neymar foi alçado ao patamar de novo capitão do Brasil, seu algoz no confronto das quartas de final do Mundial, Camilo Zúñiga, também recebeu a braçadeira. No sorteio da saída de bola, ambos trocaram gentilezas, sem nenhum resquício de mágoa pela lesão do camisa 10 brasileiro.
Luiz Zini Pires: Neymar imita Zico em gol de falta no começo da nova era Dunga
Leia todas as notícias sobre a Seleção Brasileira
O que se viu no primeiro tempo foi uma Seleção devagar, esperando o adversário. Não faltaram jogadas duras. Aos 11 minutos, Cuadrado chegou forte em Neymar e recebeu o primeiro amarelo. Ao todo, foram cinco cartões na primeira etapa.
Aos 24 minutos, o árbitro anulou um gol do Brasil. Tardelli pegou o rebote após finalização de Filipe Luís, mas o auxiliar apontou impedimento do lateral ao receber passe de Neymar. Aos 32, Oscar recebeu livre na área e tentou finalizar de bico, de canhota, e errou feio. Aos 37, Zúñiga arriscou de longe e quase acertou o ângulo de Jefferson.
Cuadrado, pela Colômbia, e Neymar, pelo Brasil, chegaram perto de abrir o placar aos 40 e aos 41, respectivamente. Com buracos expostos no meio de campo e sem aproximar a marcação, a Seleção foi para o intervalo com ajustes a fazer.
Dunga trocou os dois volantes por Fernandinho e Elias. Logo aos três minutos do segundo tempo, Neymar obrigou Ospina a uma bela defesa em chute cruzado. Na sequência, o camisa 10 sofreu falta de Cuadrado próximo à área. O colombiano recebeu o segundo amarelo e foi expulso. David Luiz cobrou com força e obrigou Ospina a defender em dois tempos.
Mesmo com a superioridade numérica, o time de Dunga não conseguia furar o bloqueio adversário. Os problemas de compactação vistos na primeira etapa se repetiram na segunda. Sem infiltração, o Brasil limitava-se a trocar passes laterais. Aos 26, saíram Oscar e Willian para as entradas de Philippe Coutinho e Everton Ribeiro.
Ausente na Copa, Falcao Garcia substituiu James Rodríguez nos últimos 15 minutos. Robinho entrou na vaga de Diego Tardelli. Se não deu com bola rolando, foi na bola parada. Aos 37, Neymar cobrou falta no ângulo esquerdo de Ospina e marcou o golaço que decretou a vitória brasileira. Na próxima terça-feira, o desafio é o Equador, também nos Estados Unidos.
AMISTOSO - BRASIL X COLÔMBIA - 5/9/2014
BRASIL
Jefferson; Maicon, Miranda, David Luiz (Marquinhos, 34'/2ºT) e Filipe Luís; Luiz Gustavo (Fernandinho, int), Ramires (Elias, int), Willian (Everton Ribeiro, 26'/2ºT), Neymar e Oscar (Philippe Coutinho, 26'/2ºT); Diego Tardelli (Robinho, 31'/2ºT)
Técnico: Dunga
COLÔMBIA
Ospina; Zúñiga (Mejía, 27'/2ºT), Valdés, Zapata e Armero; Sánchez (Adrian Ramos, 39'/2ºT), Ramírez (Arias, int), Cuadrado e James Rodríguez (Falcao Garcia, 31'/2ºT); Jackson Martínez (Guarín, 19'/2ºT) e Teo Gutierrez (Bacca, 19'/2ºT)
Técnico: Jose Pekerman
Gol: Neymar (B), aos 37 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Luiz Gustavo, Ramires (B); Cuadrado, Zúñiga, Sánchez, Valdés, Teo Gutierrez (C)
Expulsão: Cuadrado (C)
Arbitragem: Dave Gantar, auxiliado por Daniel Belleau e Philippe Briere
Público: 73.429 pessoas
Local: Sun Life Stadium, Miami
PRÓXIMO JOGO
BRASIL X EQUADOR
9/9/2014 - TERÇA-FEIRA