Rafael Nadal está nas semifinais do Masters 1.000 de Roma, na Itália. Nesta sexta-feira, o quinto colocado do ranking bateu o seu compatriota David Ferrer, quarto, por 2 sets a 1, com parciais de 6-4, 4-6 e 6-2.
Em um primeiro set longo, que durou pouco mais de uma hora, Rafael Nadal enfrentou dificuldades, mas venceu a parcial por 6-4. O espanhol chegou a reclamar das bolas ao longo do set e solicitou que elas fossem trocadas.
David Ferrer, porém, voltou com tudo para o segundo set, confirmou o saque no primeiro game e quebrou no segundo para abrir 2 a 0. O espanhol repetiu o feito nos dois sets seguintes e abriu 4 a 0. Nadal, no entanto, endureceu o duelo na seuqência, até que Ferrer triunfou com uma quebra no décimo game e fechou em 6-4.
No set decisivo, a partida esquentou e Nadal se desentendeu com a arbitragem após lance duvidoso. Contudo, com um saque eficiente e contando com erros do rival, Rafa venceu a parcial, após duplo match-point no oitavo game, por 6-2 e deu números finais ao duelo espanhol no saibro.
Na semana passada, nas quartas de final do Masters de Madrid, Nadal já havia eliminado seu concorrente direto no ranking e encerrou o torneio com mais um título no piso lento.
Em Roma, Rafael Nadal vai enfrentar Tomas Berdych, número seis do ranking, nas semifinais. O checo eliminou o líder do ranking Novak Djokovic mais cedo. Na outra chave, o francês Benoit Paire aguarda pelo vencedor do jogo entre o polonês Janowicz e o suíço Roger Federer.