Pescadores e surfistas vão percorrer os municípios do Litoral Norte do Estado para rever a possibilidade de demarcação de todas as áreas de pesca e surfe. A medida foi definida na tarde desta terça-feira em uma reunião no Ministério Público.
A vistoria será realizada entre os dias 31 de janeiro e 04 de fevereiro, de acordo com o MP. Em Xangri-lá, a partir do dia 15 de janeiro, um projeto piloto vai instalar boias de sinalização nas redes de pesca. Se for satisfatória, a medida será expandida a outras praias.
O consenso tem de acontecer até 15 de março, data em que os pescadores retomam o período de pesca no Litoral. O promotor regional em Defesa do Meio Ambiente, Daniel Martini, diz que a medida é definitiva para evitar mais mortes de inocentes.
O uso de redes de pesca no Litoral Norte voltou a ser discutido depois da morte do estudante Thiago Rufatto, 18 anos, no início de novembro. Ele se afogou após sua prancha se enredar em uma rede. Desde 1978, 49 surfistas morreram no litoral norte enrolados em rede de pesca.
Notícia
Reunião no MP define que áreas de pesca e surfe serão revistas no Litoral Norte
Em Xangri-lá, a partir de 15 de janeiro, projeto piloto instalará boias de sinalização nas redes
Cid Martins
Enviar email