Mais uma final brasileira de Libertadores ocorre, neste sábado (30), no Monumental de Núñez, entre Atlético-MG e Botafogo. A partida reúne atletas brasileiros e de diversas nacionalidades: argentinos, venezuelanos, paraguaios. Entre os brasileiros, alguns gaúchos estão presentes dentro e fora de campo.
No total, os atletas profissionais nas duas equipes com alguma ligação com o Rio Grande do Sul são seis atualmente. Do lado atleticano, o zagueiro Bruno Fuchs e o atacante Alisson e na parte botafoguense o goleiro Raul e todos os laterais-esquerdos do time: Alex Telles, Marçal e Cuiabano.
Além do sexteto, há outros profissionais nos bastidores com vinculo gaúcho. Nos mineiros, por exemplo, Rodrigo Weber, ex-assessor de imprensa colorado, além de jornalistas pelas emissoras de Porto Alegre, atualmente, ocupa a função de coordenador de mercado. Foi observador técnico do Inter e também gerente de captação no Coritiba. Victor Bagy, ex-goleiro do Grêmio entre 2008 e 2012, é o executo de futebol. Lucas Gonçalves, ex-analista de desempenho do Grêmio, é auxiliar técnico do Galom, e Cristiano Nunes, o preparador físico, com duas passagens pelo Inter.
Pelo lado carioca, natural de Santa Cruz do Sul, Deive Bandeira é o responsável por ser o diretor de negociações da Eagle Holding, do norte-americano John Textor. Ele faz a prospecção de todos os clubes e avança nas tratativas. Ele saiu do Beira-Rio na terceira investida do bilionário. A saída aconteceu após fechar a contratação de Borré, em janeiro, de 2024.
Confira os jogadores com ligação com o RS na final da Libertadores
Alisson
Saiu ainda jovem de Cachoeirinha para a base atleticana. O meia-atacante, de apenas 19 anos, tem sido lapidado por Gabirel Milito e tem desbancado o renomado Eduardo Vargas para renovar o fôlego do trio de ataque titular formado por Hulk, Paulinho e Deyverson.
Alex Telles
O mais conhecido da lista. Revelado pelo Juventude, o lateral passou pelo Grêmio e foi vendido ao mercado europeu, onde atuou por quase uma década. Também representou a Seleção Brasileira na última Copa do Mundo.
Cuiabano
Promessa gremista, que não se firmou entre os titulares, foi vendido no começo da temporada para o Botafogo. Perdeu espaço com a chegada de Alex Telles, mas é alternativa para o segundo tempo.
Marçal
Campeão brasileiro sub-20 em 2008 pelo Tricolor, o lateral fez praticamente toda a carreira na Europa. Jogou no Lyon-FRA e Wolverhampton-ING antes de chegar ao Rio de Janeiro.
Bruno Fuchs
Revelado pelo Inter, mas paranaense de Ponta Grossa, ele está no Galo desde 2023. Ocupa o posto de reserva na zaga. Tem 25 anos e já atuou no Cska Moscou.
Raul
Natural de Três Cantos, no Norte do Rio Grande do Sul, ele ainda não entrou em campo com a camisa do Fogão. Foi contratado após se destacar pelo São Luiz de Ijuí no último Gauchão. Ele tem 27 anos e foi revelado pelo Juventude, acumula passagens por diversos brasileiros.
Lucas Gonçalves
Ex-analista de desempenho do Grêmio, atual auxiliar técnico do Atlético-MG.
Cristiano Nunes
Preparador físico do Galo, com duas passagens pelo Inter.