O Libertad aproveitou a vantagem de jogar no Paraguai e venceu os colombianos do Atlético Nacional por 1 a 0, na noite desta quinta-feira (21), na partida que encerrou os jogos de ida da última fase preliminar da Libertadores. As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira (28) e quem avançar será a segunda adversária do Grêmio pelo Grupo H, no dia 12 de março, na Arena.
Em um jogo bastante disputado, o Libertad rondou o gol de José Cuadrado desde o início, principalmente com Adrian Martínez, artilheiro da competição até aqui, que levou perigo pelo alto. O Atlético Nacional teve uma boa chance com Gómez, mas o meia errou o alvo, para alívio do ex-vascaíno Martín Silva.
Os paraguaios conquistaram a vitória com uma bela jogada ensaiada no início do segundo tempo. Aos 11 minutos, em cobrança de falta levantada na área por Barreiro, Rivero mandou de cabeça para o veterano Óscar Cardozo, livre, concluir de pé esquerdo, sem chances para Cuadrado.
O Atlético Nacional quase chegou ao empate com Gómez, aos 22, mas de novo Martín Silva se livrou e viu o chute bater na rede pelo lado de fora. Do outro lado, Martínez, aos 32, não aproveitou contra-ataque rápido e mandou por cima quando o goleiro colombiano não estava na área.
Aos 50, no último lance da partida, Ramírez arriscou de fora da área e quase buscou o embate para o time da Colômbia. Só que a sorte sorriu pela terceira vez na noite para Silva: o belo chute do meia do Nacional acertou o travessão e confirmou a vitória magra, mas importante, do Libertad.