
O novo técnico da Seleção Brasileira conheceu de perto o Inter. Carlo Ancelotti era um volante em início de carreira quando enfrentou o tricampeão brasileiro pela primeira vez.
Foi também estreia de Paulo Roberto Falcão pela Roma, em um amistoso há 45 anos, justamente contra seu time do coração. No ano seguinte, 1981, mais um encontro, ambos no Estádio Olímpico de Roma lotado, ambos com o mesmo placar. E a mera marcação desses amistosos já foi inusitada.
Pagamento por Falcão
Os jogos foram parte do pagamento de Falcão. A Roma, à época, pagou US$ 1,5 milhão e mais as rendas de dois amistosos contra o Inter. Por isso, em agosto de 1980 e em agosto de 1981, os colorados cruzaram o Oceano Atlântico para enfrentar o futuro campeão italiano.

Calor e emoção
Naquele 30 de agosto de 1980, os olhos da Itália estavam voltados para o camisa 5, que chegava com a promessa de mudar o clube da capital de patamar. Um calorão típico de Roma assolou o Estádio Olímpico e seus 70 mil torcedores.

A condição climática afetou muito o desempenho dos dois times. Um Falcão visivelmente emocionado (e cansado) não estreou como faria nos anos a seguir.

O destaque do jogo foi Batista, a quem Falcão chamou de "grande amigo". Ele fez um dos gols do Inter. O outro foi de Cleo. Pruzzo e Di Bartolomei marcaram para os donos da casa. Ancelotti mal é citado pela reportagem do Grupo RBS que foi à Itália.
Segundo amistoso
Quase um ano depois, mais precisamente em 29 de agosto de 1981, o segundo amistoso também encheu as arquibancadas do Estádio Olímpico.

Atuação de luxo de Ancelotti e golaço de Falcão
Nesse aí, sim, o técnico da Seleção se destacou. Ele foi um dos melhores, ao lado de Falcão, que fez um gol antológico.
O repórter de Zero Hora enviado a Roma José Evaristo Villalobos descreveu:
Após tabelar com Pruzzo no meio da defesa do Inter, Falcão encobriu Benítez. Um gol à Pelé, que levou ao delírio os torcedores
JOSÉ EVARISTO VILLALOBOS
Repórter de Zero Hora

Outro empate
Quase no final do jogo, Ancelotti esteve perto de fazer o dele. Entrou a dribles na área e chutou forte, para uma grande defesa do goleiro colorado. O placar desse jogo também foi 2 a 2. Além de Falcão, Pruzzo fez o outro gol da Roma. Para o Inter, marcaram André Luiz e Piter.

Esses foram os dois jogos de Ancelotti não só contra o Inter mas contra times gaúchos, no campo ou na casamata. Menos mal que há Paulo Roberto Falcão, seu grande amigo, para atualizá-lo sobre o que vem sendo feito por aqui.