
Um bom centroavante precisa de frieza quando chega na frente do goleiro. Aos 16 anos, Raykkonen Soares, da base do Inter, mostrou essa característica, tal qual seu homônimo Kimi Raikkonen. O finlandês, campeão mundial da Fórmula 1 em 2007, é conhecido como "Homem de Gelo" por causa da sua frieza ao dirigir sem medo de errar a mais de 300 km/h.
Natural do Pará, Raykkonen está vinculado ao Goiás, mas foi emprestado ao Colorado nesta temporada. O bom desempenho pela equipe sub-17, aliado aos desfalques no ataque, fizeram com que o técnico Roger Machado promovesse sua estreia na vitória sobre o Maracanã na Copa do Brasil.
Gol anulado na estreia
O atacante entrou no segundo tempo, com a partida empatada em 0 a 0. Logo nos primeiros lances do jogo, após cobrança de escanteio de Alan Patrick, ele dividiu com o zagueiro, cabeceou e marcou. Após análise do VAR, no entanto, a arbitragem assinalou toque de mão (veja abaixo a análise).
Desempenho na base
São oito partidas disputadas pela base colorada e cinco gols marcados. No Goiás desde os 13 anos, Raykkonen é tratado como grande promessa para o futuro, tanto é que renovou seu contrato com o Esmeraldino até 2027.
Na Copa São Paulo 2025, o centroavante, que também pode atuar como extrema, atuou e se destacou — também por causa do seu nome, um dos "diferentes" da competição.
Empréstimo até janeiro de 2026
Depois do torneio ele chegou ao Inter, para a disputa do Gauchão Juvenil, Copa do Brasil sub-17 e o Campeonato Brasileiro da categoria.
O contrato de empréstimo com o Colorado vai até janeiro de 2026, com opção de compra ao final do período. Não há confirmação sobre o valor do passe do atacante.
Ligação com o "Homem de Gelo"

Apesar da grafia ser diferente a do piloto finlandês, a origem remete ao campeão mundial de 2007, visto que o jovem atleta nasceu no ano seguinte. Apelidado de "Homem de Gelo", por conta da frieza ao dirigir e do país natal, Raikkonen foi um dos melhores pilotos entre os anos 2000 e 2008.
O finlandês, que correu pela Sauber, McLaren, Lotus e Alfa Romeo, foi campeão pela Ferrari, a tradicional escuderia vermelha da F1. Se for seguir a lógica, Raykkonen tem tudo para se sentir a vontade com a camisa vermelha do Inter.
Quem é
- Nome : Raykkonen Pereira Soares
- Posição: Atacante
- Data de Nascimento: 13/7/2008
- Local: Mãe do Rio-PA
- Altura: 1m87cm