As Gurias Coloradas estão a 90 minutos do título inédito do Brasileirão Feminino. Depois de empatarem em 1 a 1 com o Corinthians na partida de ida, realizada no último domingo (18), no Beira-Rio, elas se sagrarão campeãs em caso de vitória no próximo sábado (24), às 14h, na Arena do Corinthians.
Antes de chegar à decisão, no entanto, a equipe colorada classificou-se como a terceira melhor entre as 16 que disputaram a fase inicial. Depois, eliminou Flamengo e São Paulo nos mata-matas e, agora, busca continuar escrevendo a história, com a conquista do título.
Durante a campanha, foram 25 atletas utilizadas pelo técnico Maurício Salgado. GZH destaca que, entre todas, 12 foram formadas na base do clube, seis já integravam o elenco na última temporada e sete chegaram ao clube neste ano. Confira detalhes abaixo.
Remanescentes
Bruna Benites (zagueira)
Natural de Cuiabá-MT, a capitã está em Porto Alegre desde 2019. Com isso, acumula 75 jogos e oito gols com a camisa do Inter. Além do tricampeonato do Gauchão.
Nesta edição do Brasileirão, Bruna Benites disputou 18 partidas, com um gol e duas assistências.
Djeni (volante)
No departamento médico tratando uma lesão na cartilagem e edema ósseo no joelho esquerdo, a volante chegou em Porto Alegre em 2020 e acumula 48 partidas e 13 gols pelo Inter. Além de dois títulos estaduais.
Na temporada, disputou apenas uma partida do Brasileirão antes de lesionar-se. Foi a vitória por 2 a 1 sobre o Cresspom-DF na estreia.
Fabi Simões (atacante)
A mulher Gre-Nal, como é conhecida pelos torcedores, é a segunda maior artilheira do Inter desde a reabertura do departamento, com 37 gols em 75 jogos. A atacante veste a camisa das Gurias Coloradas desde 2019, com três títulos do Gauchão.
Em 2022, Fabi Simões disputou 17 partidas do Brasileirão, com quatro assistências e um gol.
Ju Ferreira (volante)
Carioca, a volante está em Porto Alegre desde 2019, quando conquistou o primeiro título estadual pelo Inter. De lá para cá, são 43 partidas e 10 gols.
Depois de sofrer com uma lesão de ligamento cruzado anterior no joelho, Ju Ferreira voltou a ficar à disposição no Brasileirão. São, até agora, 12 partidas e uma assistência.
Millene Fernandes (atacante)
A atacante chegou ao Inter na última temporada. No entanto, assim como Ju Ferreira, teve lesão no ligamento cruzado anterior do joelho e precisou passar por cirurgia que a tirou de todas as competições em 2021.
Nesta temporada, voltou a ficar à disposição e tornou-se a artilheira do Inter no Brasileirão, com oito gols marcados em 20 jogos.
Sorriso (zagueira)
Natural de São Paulo-SP, Sorriso é a atleta com mais jogos pelo Inter desde que o departamento feminino foi reaberto, em 2017. São, até então, 109 partidas com a camisa colorada, além de nove gols e três títulos do Gauchão.
No Brasileirão de 2022, a zagueira disputou 19 jogos e marcou três gols.
Formadas na base
Bia Gomes (atacante)
A tocantinense de 19 anos chegou ao Inter ainda em 2019, para integrar as categorias de base. E foi ali que conquistou seus primeiros títulos pelo clube. Em 2020, integrou o elenco campeão da Libertadores sub-16 e, nesta temporada, ergueu a taça do Brasileirão sub-20.
No Brasileirão profissional, teve suas primeiras oportunidades nesta temporada. São 13 jogos, com dois marcados.
Carol Gil (lateral)
Com 18 anos e natural de Cosmorama-SP, Carol chegou ao Inter na última temporada e já conquistou dois títulos com a camisa colorada: a Copa Gaúcha sub-17, em 2021, e o Brasileirão sub-20, em 2022.
No Brasileirão principal, disputou apenas uma partida: na vitória por 3 a 0 sobre o Bragantino.
Gabi Barbieri (goleira)
Catarinense de Descanso, Barbieri veio para o Inter em 2020. Pelo clube colorado, conquistou a Libertadores sub-16, em 2020.
Nesta temporada, ganhou suas primeiras chances no time principal. No Brasileirão, disputou seis partidas, com apenas cinco gols sofridos.
Isabela (lateral)
Com 21 anos, Isabela já tem seis títulos pelo Inter. No clube desde 2019, a lateral esteve nas conquistas de Brasileirão sub-18 e Gauchão sub-18, ambos em 2019, Brasileirão sub-20, em 2022, e no tricampeonato do Gauchão, em 2019, 2020 e 2021.
No Brasileirão principal desta temporada, acumula 17 partidas e dois gols.
Isa Haas (zagueira)
Natural de Montenegro-RS, Isa Haas é a única remanescente daquele primeiro time das Gurias Coloradas, de 2017. A zagueira chegou a sair, para atuar no Sevilla, em 2018, mas voltou no ano seguinte. Na base, conquistou o Brasileirão sub-18, em 2019.
No Brasileirão de 2022, Isa Haas disputou 18 partidas, com uma assistência.
Kamile Loirão (atacante)
Com passagens por Corinthians e Santos, Kamile Loirão chegou ao Inter em 2021. Com a camisa colorada, conquistou a Copa Gaúcha sub-17 e o Gauchão, no ano passado, além do Brasileirão sub-20, nesta temporada.
Em 2022, estreou pelo Brasileirão profissional. A atacante disputou apenas um jogo: a derrota por 2 a 1 para o Avaí Kindermann.
Mai (meia)
Vendida ao Sporting-POR no início deste mês, Mai foi importante na campanha do Brasileirão Feminino. Com 18 anos, e natural de Itapiranga-SC, ela chegou ao clube colorado em 2020 e conquistou os Brasileirões nas categorias sub-17 e sub-20 pelo Inter.
Nesta edição do Brasileirão, disputou 15 partidas, com um gol e uma assistência.
Mari Zanella (goleira)
Natural de Cascavel-PR, Mari chegou ao Inter em 2020, depois de passar por Santos e Foz Cataratas. Com a camisa colorada, acumula três títulos na base: o Gauchão sub-18 e os Brasileirões sub-16 e sub-20.
Com 18 anos, Mari foi a goleira mais nova a atuar no Brasileirão nesta temporada. Ela esteve em campo na vitória do Inter, por 1 a 0, sobre o Atlético-MG.
May (goleira)
Com 21 anos, May está no Inter desde 2019. Natural de Curitiba-PR, conquistou o Brasileirão sub-18 e o Gauchão sub-18 pela base colorada.
Nesta temporada, assumiu a titularidade do clube colorado no Brasileirão. São, até então, 13 partidas e 12 gols sofridos na competição em 2022.
Mileninha (atacante)
Natural de Brasília, Mileninha chegou ao Inter em 2019. Pelo clube colorado, acumula premiações coletivas e individuais na base: os títulos da Liga de Desenvolvimento sub-16, da Libertadores sub-16 e do Brasileirão sub-20. Além de ter sido eleita a melhor jogadora da Libertadores sub-16 e a artilheira do Brasileirão nas categorias sub-18 e sub-20.
No Brasileirão de 2022, teve poucas oportunidades. Foram apenas quatro partidas, com um gol e uma assistência da atacante.
Priscila (atacante)
Com apenas 18 anos, Priscila já é bicampeã brasileira pela base colorada. No clube desde a última temporada, ela esteve presente nas conquistas dos Brasileirões sub-17 e sub-20.
No Brasileirão principal, estreou em 2022. São, até então, nove partidas e um gol marcado.
Tamara Bolt (atacante)
Assim como Priscila, Tamara Bolt também chegou ao Inter em 2021 para integrar as categorias de base e conquistou o Brasileirão sub-20. Natural de Salvador-BA, a atacante tem 19 anos.
No Brasileirão profissional, acumula 13 partidas, com uma assistência.
Reforços da temporada
Capelinha (lateral)
Volante de origem, Capelinha adaptou-se a uma nova posição no Inter. Anunciada no início desta temporada, a atleta veio do Cruzeiro.
Pelo time colorado, acumula 19 partidas no Brasileirão Feminino.
Duda Sampaio (meia)
A grande contratação do Inter. A mineira Duda Sampaio, 21 anos, chegou ao Colorado vinda do Cruzeiro. Nesta temporada, ajudou a base a buscar o título do Brasileirão sub-20 e agora quer repetir o feito no profissional.
No campeonato principal são 19 partidas, com quatro gols e 11 assistências. Ou seja, a atleta com mais participações em gols do Inter na temporada e a líder de assistências do Brasileirão.
Eskerdinha (lateral)
Natural de Itu-SP, Eskerdinha chegou ao Inter depois de defender as cores do Cruzeiro. Com 23 anos, a lateral disputou nove partidas pelo time colorado no Brasileirão Feminino. Ela deve ser a escolhida para substituir Isabela (suspensa) e começar entre as 11 na partida do próximo sábado.
Lelê (atacante)
Com 34 anos, a experiente Lelê é natural de Soure-PA e veio para o Inter depois de passagem pelo Avaí Kindermann, onde foi bicampeã catarinense.
Pelas Gurias Coloradas, disputou todas as 20 partidas do Brasileirão e marcou sete gols, a vice-artilheira do time na competição nacional.
Maiara (meia)
Maii Maii transferiu-se do maior rival para o Inter nesta temporada. Com 30 anos, ela vestiu a camisa do Grêmio em 2021.
Agora, pelo clube colorado, já acumula 20 partidas e três gols (entre eles, o da classificação sobre o São Paulo) no Brasileirão Feminino.
Thamirys (zagueira)
Assim como Capelinha, Duda e Eskerdinha, a zagueira também veio do Cruzeiro. Com 25 anos, Thamirys é natural de Dourados-MS.
Com a camisa do Inter, disputou apenas uma partida no Brasileirão Feminino: a vitória por 3 a 1 sobre o São José.
Zóio (volante)
Junto com Lelê, a volante Zóio chegou ao Inter depois de passagem pelo Avaí Kindermann. A atleta, de 24 anos e natural de São Paul0-SP, recupera-se de lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e não atuará mais na temporada.
No Brasileirão, disputou nove partidas e concedeu uma assistência com a camisa do Inter.