
Assistência para abrir o caminho do tricampeonato da Libertadores, golaço de falta em Gre-Nal, dedicação em campo e agradecimentos por "voltar a ser respeitado" como jogador de futebol.
A passagem do centroavante Jael pelo Grêmio durou dois anos, com 67 partidas e terminou com 14 gols, 14 assistências e uma relação mútua de carinho e gratidão entre jogador e torcida.
Desde que deixou o Grêmio, clube que defendeu entre 2017 e 2019, o centroavante passou por FC Tokyo e Matsumoto Yamaga, ambos do Japão, Ceará, Náutico, Avaí e Água Santa, o último clube pelo qual jogou profissionalmente.
A última partida do atacante foi pelo Paulistão do ano passado, pelo Água Santa, no empate em 0 a 0 contra o Corinthians.
Revelado pelo Criciúma, Jael passou por grandes clubes do futebol brasileiro, como Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo e Bahia antes de chegar ao Grêmio, a pedido do técnico Renato Portaluppi, com quem havia trabalhado no clube do Nordeste.
Rotina nas redes sociais
Em abril deste ano, "o Cruel", apelido pelo qual era conhecido, compartilhou a sua evolução física ao perder 22kg em três meses.
Em suas redes sociais, o ex-atacante também compartilha sua rotina com a família e o seu canal no YouTube, em que dá dicas de pesca, camping e lugares para conhecer no Mato Grosso, Estado em que mora atualmente.
Um ano para o primeiro gol

Anunciado pelo Grêmio em janeiro de 2017, Jael somava apenas 85 minutos em campo pelo Tricolor quando rompeu os ligamentos do joelho esquerdo no mês seguinte e ficou sete meses sem poder atuar.
Jael demorou 24 jogos para marcar o primeiro dos 14 gols que fez em dois anos com a camisa do Grêmio. A espera para ter um gol para chamar de seu com a camisa tricolor foi de um ano e três meses.
Aos 43 minutos do segundo tempo contra o Novo Hamburgo, pelo Gauchão, Maicosuel foi derrubado dentro da área, e a Arena gritou o nome de Jael. Na cobrança de pênalti, bola de um lado e goleiro do outro para tirar a Arena e o mundo das costas do centroavante.
— A torcida vê meu esforço dentro de campo, sei que posso ajudar. Estou devendo, e muito. É o primeiro gol apenas. Vão me cobrar, mas agradeço o apoio — celebrou.
Assistência histórica

No primeiro jogo da final da Libertadores de 2017, Jael saiu do banco para escrever o seu nome na história do Grêmio. De cabeça, o centroavante escorou na medida para Cícero marcar 1 a 0 contra o Lanús e deixar o Tricolor mais perto do tricampeonato.
No último lance da partida, o centroavante ainda sofreu um pênalti não marcado pela arbitragem.
Golaço em Gre-Nal

Em 2018, na sua melhor fase no Grêmio, Jael caiu de vez nas graças da torcida ao brilhar em um clássico Gre-Nal e protagonizar um dos maiores lances de sua carreira.
Aos 17 minutos do segundo tempo, o camisa 9 acertou uma linda cobrança de falta, no ângulo de Marcelo Lomba, para fazer 2 a 0 contra o Inter, na Arena, e deixar o Grêmio mais perto das quartas de final do Gauchão. Foi dele, ainda, a assistência para o gol de Arthur, que selou a goleada de 3 a 0 sobre o rival.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.