
Marcado para novembro, o processo eleitoral para a escolha do presidente do Grêmio para o triênio 2026 a 2028 já conta com os primeiros interessados em disputar o posto ocupado por Alberto Guerra desde novembro de 2022.
De acordo com o estatuto do clube, as candidaturas só serão oficializadas após a divulgação do edital. A previsão é de que o documento seja publicado no início de novembro. Até agora, ao menos cinco nomes já anunciaram a intenção de concorrer. A tendência é de que esse número tenha acréscimos, com outros movimentos políticos indicando candidatos.
Por ordem alfabética, a lista de candidatos à presidência deste momento é composta por Denis Abrahão, empresário, 69 anos; Gladimir Chiele, 62 anos, advogado; Marcelo Marques, 45 anos, empresário; Paulo Caleffi, 42 anos, advogado; e Sérgio Canozzi, 72 anos, empresário.
Como será a eleição
A eleição presidencial deve ocorrer, segundo o estatuto, na segunda quinzena de novembro. Quem somar mais de 20% dos votos dentro do universo de 343 conselheiros aptos a votar, avança para a assembleia de associados.
Poderão votar apenas os sócios maiores de 16 anos, pertencentes ao Quadro Social há mais de dois anos ininterruptos e em situação regular com o clube nos 12 meses anteriores ao pleito.
Essa votação ocorrerá 10 dias após a promulgação do resultado da eleição no Conselho Deliberativo. No dia escolhido para o pleito, o clube oferecerá o modelo de voto presencial na Arena. Haverá opção de votação pela internet. O processo é iniciado e finalizado no mesmo dia, com a divulgação do resultado após a apuração.
Zero Hora mantém o espaço aberto para a divulgação de novos interessados à concorrer na eleição presidencial.
A renovação do Conselho
Antes do processo de escolha do próximo presidente e de seu Conselho de Administração, o clube também terá um pleito para renovação de 150 lugares no Conselho Deliberativo.
O edital de convocação para o processo de escolha dos novos conselheiros deve ser divulgado no dia 10 de agosto, com a inscrição das chapas permitida até o dia 20 de agosto. A eleição deve ocorrer no dia 28 de setembro, mas depende da confirmação do calendário de jogos para ser oficializada. Somente após isso é que os movimentos para a eleição presidencial terão início.
O calendário das eleições no Grêmio em 2025
- Edital para eleições no Conselho Deliberativo: 10 de agosto
- Eleição de 150 novos conselheiros: 28 de setembro
- Edital para eleições à presidência e Conselho de Administração: início de novembro
- Eleição à presidência entre conselheiros: segunda quinzena de novembro
- Eleição entre associados: 10 dias após pleito no Conselho Deliberativo
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.