
O Grêmio apenas empatou com o Corinthians, na Arena, no último jogo antes da parada do Brasileirão para o Mundial de Clubes da Fifa. A partida mostrou o caminho que Mano Menezes terá de percorrer na intertemporada que o clube terá.
Aprimorar a capacidade criativa da equipe é algo que ainda falta ao Tricolor e foi determinante para a dificuldade diante do Timão.
Primeiro tempo
O primeiro tempo deixou clara a dificuldade do Grêmio para empurrar o Corinthians para seu campo. Visitante, o time paulista dominou as ações com bola ao longo dos primeiros 45 minutos. Não por acaso, o gol tricolor saiu de um contra-ataque iniciado por um lançamento rápido de Volpi para Alysson, que venceu o zagueiro Cacá e deu a assistência para Martin Braithwaite.
A vantagem gremista, porém, não durou muito. Breno Bidon igualou apenas sete minutos depois comprovando a superioridade que o Corinthians tinha. O Timão teve 61% de posse de bola na primeira etapa e mais finalizações que o Grêmio: 7 a 4.
Muito dessa superioridade do Corinthians esteve na dificuldade do Grêmio de adiantar a marcação. O Tricolor poucas vezes pressionou com efetividade a saída de bola do Timão, que era feita pelos zagueiros Cacá e André Ramalho mais o lateral-esquerdo Angileri. Esse tem sido um problema crônico do Grêmio. Um levantamento feito pelo site Footure FC mostra que o Grêmio está entre os cinco clubes que menos desarmam no terço ofensivo no Brasileirão.
Segundo tempo
No segundo tempo, o Grêmio conseguiu ter mais a bola que na primeira etapa. O percentual até não foi tão maior, de de 42% contra 39%, ao longo de todo o segundo tempo. O Tricolor, porém, teve momentos de posse mais longo, principalmente na reta final do jogo.

Quando teve mais a bola o Grêmio encontrou dificuldades para atacar a defesa do Corinthians postada. Esse problema de atacar times posicionados em organização defensiva já havia aparecido, por exemplo, na eliminação da Copa do Brasil para o CSA.
O elenco do Grêmio terá agora 10 dias de folga antes de retornar aos treinamentos. Depois serão quase três semanas de treinamentos até a retomada do Brasileirão. Mano Menezes terá esse tempo para fazer o Grêmio melhorar a sua capacidade de impor seu jogo sobre os adversários.