
Depois de fechar o mês de abril com a derrota para o CSA na Copa do Brasil, o Grêmio terá uma maratona de jogos em maio. Pelo lado positivo, o Tricolor jogará seis das oito partidas do mês em casa.
A primeira delas será no próximo domingo (4), contra o Santos, na Arena a partir das 16h.
Maio também terá partidas pela Copa do Brasil, competição que o Grêmio precisa reverter o resultado contra o CSA, e pela Sul-Americana.
Na competição continental, os três últimos jogos da fase de grupos definirão a equipe classificada para as oitavas de final.
Compromissos de maio
Santos, pelo Brasileirão
Com apenas uma vitória no Brasileirão, o confronto contra os paulistas é fundamental para o objetivo de deixar o Z-4. Além dos três pontos, o jogo também é um duelo direto na briga contra o rebaixamento (o Santos é 19º, com quatro pontos).
A partida marca a estreia de Mano Menezes na Arena. Desde que retornou ao Tricolor, o treinador fez três jogos por três competições diferentes fora de casa.
Atlético Grau, pela Sul-Americana
Contra o lanterna do grupo D da competição, o Grêmio pode preservar alguns jogadores, já pensando no final de semana quando joga novamente pelo Brasileirão.
Para a classificação direta para as oitavas de final da Sul-Americana, uma vitória no Peru é fundamental.
Bragantino, pelo Brasileirão
Para as pretensões gremistas na competição (se afastar do Z-4), uma vitória em Bragança Paulista seria essencial. Até por isso, o técnico Mano Menezes deve voltar a usar força máxima em campo.
O Tricolor terá seu segundo jogo consecutivo em casa no Brasileirão. O retrospecto contra os paulistas em Porto Alegre é animador: nove jogos, quatro vitórias, três empates e duas derrotas.
Godoy Cruz, pela Sul-Americana
Esse é o jogo que poderá definir a liderança do grupo na competição continental. Atualmente, as duas equipes têm sete pontos e dividem o topo da chave.
Na Argentina, os dois times empataram em 2 a 2. Com a vantagem de jogar em casa, o confronto pode ser decisivo.
São Paulo, pelo Brasileirão
O jogo marca a volta do Grêmio em partidas fora de casa pelo torneio de pontos corridos. A equipe paulista tem uma campanha oscilante no Brasileirão, mas é líder do seu grupo na Libertadores.
O técnico Luis Zubeldía viveu momentos de contestação por parte da torcida são-paulina.
CSA, pela Copa do Brasil
Se o Grêmio tiver a intenção de seguir no torneio de mata-mata, precisará utilizar força máxima no jogo da Arena. O Tricolor tem que reverter a desvantagem da primeira partida, quando perdeu por 3 a 2 em Maceió.
Bahia, pelo Brasileirão
Os baianos também têm vivido momentos de oscilação durante a temporada. No Brasileirão, estão na parte de cima da tabela, com nove pontos.
Na Libertadores, lideram o grupo F, com sete pontos, dois à frente do Inter.
Sportivo Luqueño, pela Sul-Americana
Caso vença o Godoy Cruz em Porto Alegre, o Grêmio pode já ter garantido a classificação para as oitavas de final da competição. Apesar das dificuldades no jogo no Paraguai, a tendência é que o Tricolor não tenha dificuldades contra a equipe.
Calendário de maio
- 4/5 - Santos (casa) - Brasileirão
- 7/5 - Atlético Grau (fora) - Sul-Americana
- 10/5 - Bragantino (casa) - Brasileirão
- 13/5 - Godoy Cruz (casa) - Sul-Americana
- 17/5 - São Paulo (fora) - Brasileirão
- 20/5 - CSA (casa) - Copa do Brasil
- 25/5 - Bahia (casa) - Brasileirão
- 29/5 - Sportivo Luqueño (casa) - Sul-Americana