
Pela primeira vez sob o comando de Mano Menezes, Gustavo Martins poderá ser utilizado. O jovem, de 22 anos, tratou no último mês uma lesão ligamentar no joelho direito e fica à disposição para enfrentar o Bahia. O zagueiro deve ficar no banco, mas também vira alternativa para outra função na equipe: na lateral direita.
A lesão foi sentida na véspera da estreia do novo treinador, contra o Godoy Cruz, antes da viagem. Com isso, Gustavo não tem nenhum minuto com a nova comissão técnica, já que ficou tratando o problema em Porto Alegre, sem a necessidade de intervenção cirúrgica. O prazo de retorno também foi reduzido: de até 45 dias para cerca de um mês.
A volta é celebrada pela escassez de zagueiros e momento de Jemerson, então única possibilidade destra para o setor. O sistema, já contra o CSA-AL, pela Copa do Brasil, foi formado por Kannemann e Wagner Leonardo, dois canhotos. Os dois devem ser confirmados contra o Bahia.
Gustavo Martins inicialmente deve ficar no banco de reservas pela ausência de ritmo de jogo. Ele está em regime de concentração com os companheiros desde a última noite, num hotel, em Porto Alegre.
Martins também pode ser escalado como lateral-direito, função que já desempenhou sob o comando de Renato Portaluppi. O Tricolor também perdeu Serrote e João Lucas por lesões. Dodi, Camilo e Ronald já foram testados na posição para situações emergências.
Caso a opção seja pela adaptação do zagueiro no setor, a ideia da comissão técnica passará a dar mais liberdade para Marlon avançar pelo lado esquerdo. Por enquanto, João Pedro deve retomar a titularidade.
O provável Grêmio para enfrentar o Bahia, neste domingo, às 11h, na Arena, tem: Volpi; João Pedro, Wagner Leonardo, Kannemann e Marlon; Dodi, Villasanti, Cristian Olivera, Cristaldo (Arezo) e Amuzu; Braithwaite.