
O Morumbi guarda grandes recordações históricas para o Grêmio como o primeiro título nacional, em 1981, e também a quarta Copa do Brasil, em 2001, diante do Corinthians. Porém, nos últimos anos, o Tricolor gaúcho não consegue vencer o São Paulo fora de casa. São 12 anos de jejum.
O último triunfo gremista foi em 29 de setembro de 2013. Na ocasião, sob o comando de Renato Portaluppi, com um gol de Eduardo Vargas e destaque para atuação de Dida, ocorria a última vitória no local. Desde então, foram 11 partidas, com cinco derrotas e seis empates. São 12 gols sofridos e apenas quatro marcados.
O recorte inclui a classificação na semifinal da Copa do Brasil de 2020 com um empate sem gols. Todas as outras partidas foram válidas pelo Brasileirão.
O estádio é representativo na vida do Grêmio, pois duas das maiores conquistas foram celebradas no ambiente. O primeiro nacional, em 1981, contra o mesmo São Paulo, e a quarta Copa do Brasil, diante do Corinthians, em 2001.
Com Mano Menezes, na primeira passagem, em 2006 e 2007, foram três derrotas, duas pelo Brasileirão e uma pela Libertadores. No torneio continental, no antigo Olímpico, houve a remontada com gols de Tcheco e Diego Souza e o acesso às quartas de final para enfrentar o Defensor-URU. Neste sábado, Mano não estará na beira do gramado. O técnico foi liberado pelo clube após uma tragédia familiar.
A oportunidade de quebrar o tabu ocorre às 21h. A escalação gremista é um mistério e perdeu prováveis titulares como Cristian Olivera e Edenilson. Desta forma, o setor de meio-campo poderá ser reforçado para a busca de um bom resultado.