
O confronto pela nona rodada do Brasileirão renderá ao Grêmio uma série de reencontros com o passado recente. Afinal, o São Paulo, adversário nesta noite, às 21h, no Morumbi, tem seis profissionais com passagem pela Arena.
São cinco jogadores que vestiram a camisa gremista nos últimos anos. O último foi Ferreira, ponta negociado em 2024, com o clube do Morumbi, mas que somente agora tem se firmado como titular do treinador Luís Zubeldia.
Fizeram a ponte direto do Grêmio para o São Paulo, mas já há mais tempo: Alisson e Luciano. O primeiro foi transformado em volante pelo treinador Dorival Júnior em 2023 e tem vivido bons momentos na equipe desde então. O segundo, mesmo sendo reserva, é considerado uma espécie de xodó do time.
Wendell, lateral-esquerdo, revelado pelo Grêmio no cenário nacional, vendido em 2014 ao Bayer Leverkusen, da Alemanha, ainda não conseguiu deslanchar. Os gaúchos tentaram a repatriação, mas esbarraram nos valores solicitados, assumidos pelos paulistas. A tendência é que ele fique no banco para o jovem Enzo atuar.
O outro nome, que chegou em 2025, é o zagueiro Ruan. Lançado em 2021, ano do último rebaixamento gremista, ele foi negociado com o futebol italiano. Ele vem ganhando espaço e tende a reencontrar o Grêmio pela primeira vez desde a saída.
Além do quinteto, nos bastidores, há também o executivo Rui Costa. Ex-conselheiro, membro de departamento jurídico do clube, virou membro do futebol até se tornar profissional da pasta em 2013. Saiu de Porto Alegre em 2016 a tem passagens por outros clubes do Brasil.
Pelo lado gremista, apenas um jogador trabalhou no Morumbi. Tiago Volpi foi o titular no gol, mas encontrou resistência pelas atuações e acabou sendo negociado com o futebol mexicano. Mesmo assim, na pós Rogério Ceni, ele é dos arqueiros com mais atuações pela equipe são paulina.
A provável escalação do Tricolor Paulista tem: Rafael, Cédric Soares, Arboleda, Alan Franco e Enzo Díaz; Alisson, Marcos Antônio e Oscar; Lucas Ferreira, Ferreirinha e André Silva. Pelo lado gaúcho, a escalação é mistério, mas pode ter o sistema de meio-campo reforçado para tentar um bom resultado nesta noite no Morumbi.