
A lista de baixas no Grêmio aumentou. João Lucas, que poderia ter sido titular contra o São Paulo, no Morumbi, no último final de semana, sofreu lesão grau II-c do bíceps femoral da coxa esquerda e será baixa nas próximas partidas. Com isso, Mano Menezes fica com apenas um lateral-direito à disposição para montar o time.
O problema foi sentido no treino de sexta (16) antes da viagem para o Sudeste. João Lucas, terceiro na hierarquia da posição, tinha a perspectiva de atuar após as lesões de Igor Serrote e de fortes dores sentidas por João Pedro na canela. Mas acusou dores musculares e foi conduzido para realizar exame de imagem.
Um mês
O Tricolor confirmou, em nota na tarde desta segunda (19), que o atleta sofreu uma lesão grau II-c do bíceps femoral da coxa esquerda. O tempo de parada previsto pode superar um mês.
Desta forma, ele tende a ser desfalque até a metade de junho, quando o Brasileirão será pausado para a disputa do Mundial de Clubes nos Estados Unidos, sendo retomado a partir de julho. Confira a nota abaixo:
"O Departamento de Ciência, Saúde e Performance do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense informa que o lateral João Lucas relatou desconforto muscular após o treino da última sexta-feira e foi submetido a exames de imagem que constataram lesão grau II-c do bíceps femoral da coxa esquerda.O atleta está em tratamento com a fisioterapia para recuperação."
João Pedro
João Pedro, que atuou em São Paulo, é a única alternativa nos profissionais para a posição. Ele ainda relata desconforto, mas deverá atuar quando tiver condições, mesmo que seja preservado eventualmente de alguns treinos. Edenilson, outro que poderia ser improvisado, afinal, já foi testado em outras equipes na função, também teve novo problema muscular detectado.

Contra o São Paulo, após a saída de João Pedro, a comissão técnica colocou Camilo, volante de origem, na lateral. Outros nomes podem ser aproveitados em caso de necessidade.
Até a pausa no Brasileirão e demais competições para o Mundial serão cinco partidas: CSA, Bahia, Sportivo Luqueño-PAR, Juventude e Atlético-MG.